Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

WikiLeaks publica mais de 21 mil e-mails da campanha de Macron

As mensagens datam de 20 de março de 2009 a 24 de abril de 2017 — semanas antes de o presidente derrotar Marine Le Pen nas urnas

31/07/2017 10:58
ERIC FEFERBERG/POOL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
WikiLeaks publica mais de 21 mil e-mails da campanha de Macron

O WikiLeaks publicou nesta segunda-feira (31/7) um arquivo de 21 mil e-mails associados com a campanha eleitoral do presidente da França, Emmanuel Macron. As mensagens datam de 20 de março de 2009 a 24 de abril de 2017. O formato de publicação pelo WikiLeaks permite a realização de buscas por palavras no corpo do texto, por nome de arquivos anexos e por endereço eletrônico.

Os e-mails causaram agito quando foram publicados dois dias antes das eleições presidenciais na França, ocorridas em 7 de maio deste ano. Porém, ao contrário dos efeitos que vazamentos tiveram na campanha presidencial dos EUA, os e-mails tiveram pouco impacto na disputa pelo Palácio do Eliseu.

Macron derrotou sua adversária Marine Le Pen com facilidade. Mas, a atualização do WikiLeaks pode chamar mais atenção para os arquivos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

De acordo com o chefe da agência de cibersegurança da França, não há evidências que liguem os e-mails da campanha de Macron a outro agente, dizendo que “pode ser qualquer um”.