metropoles.com

Trump afaga Bolsonaro na Flórida: “Faz trabalho fantástico”

Presidente brasileiro foi recebido pelo colega norte-americano no primeiro evento de uma agenda de 4 dias pelos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Waltenberg
Trump recebe Bolsonaro para jantar nos EUA
1 de 1 Trump recebe Bolsonaro para jantar nos EUA - Foto: Guilherme Waltenberg

Enviado especial a Miami – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi recebido na noite deste sábado (07/03) pelo presidente norte-americano Donald Trump para um jantar, no quarto encontro privado que eles têm desde que o ex-capitão chegou ao poder no Brasil. O local escolhido é o resort Mar-a-lago, que desde 1985 pertence à família de Trump. Na chegada, o anfitrião fez afagos ao colega brasileiro: “Ele [Bolsonaro] está fazendo um ótimo trabalho. O Brasil ama ele e os Estados Unidos amam ele”.

À mesa do jantar, acompanharam Trump e Bolsonaro o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, o chanceler Ernesto Araújo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. No menu, mais elogios ao brasileiro por parte do norte-americano: “Ele é um homem sensacional”.

Assista ao momento em que Trump recepciona Bolsonaro:

Da cobertura do jantar, participaram, além do Metrópoles, os jornais O Globo e Estadão; as agências Reuters, Bloomberg e EBC; as TVs Globo, Band, Record e SBT; a rádio Jovem Pan; e a BBC Brasil. A Folha de S.Paulo ficou de fora do evento por determinação do Palácio do Planalto.

Agenda
Bolsonaro cumpre agenda de 4 dias nos Estados Unidos, onde pretende ampliar o comércio entre os dois países, assinar acordos na área de defesa e desenhar, nos moldes sugeridos por Trump, o que eles chamam de “solução” para o impasse na Venezuela. O país convive com a ditadura de Nicolas Maduro, de um lado, e com o autointitulado presidente do país, Juan Guaidó – aliado dos Estados Unidos -, do outro.

O último encontro de Jair Bolsonaro com o mandatário norte-americano, Donald Trump, ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro de 2019. Antes, eles haviam se reunido no encontro do G20 – que reúne as principais potências do planeta, ocorrido em Osaka no mês de junho e na visita oficial a Washington, em março.

Mar-a-lago
Mar-a-lago, onde o encontro foi realizado, é uma residência histórica, construída entre 1922 e 1927, e conta com mais de 100 quartos, spa e restaurantes. A entrada é apenas para sócios e convidados.

A equipe de reportagem que acompanhou os presidentes ficou do lado de fora do resort.

Indústria de defesa
Um dos objetivos da ida de Bolsonaro aos EUA é a abertura do mercado norte-americano de compra de armas para o Brasil. Nesta semana, o governo aprovou acordo, conhecido por RDT&E (sigla inglesa para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação), que será assinado no decorrer da visita do chefe do Executivo a Miami.

O Congresso ainda precisa ratificar o texto. Caso avance, o Brasil poderá ter acesso a um mercado imenso para venda de armas. O gasto militar dos EUA concentra aproximadamente 40% do total global. O principal fundo norte-americano da área de defesa somou US$ 96 bilhões no ano passado.

As exportações de produtos militares do Brasil em 2019 tiveram avanço significativo, fechando o ano com cerca de R$ 5,5 bilhões, alta de quase 30%.

Como o acordo prevê contrapartes dos dois lados, o encontro com Trump pode servir, também, para avançar em projetos considerados estratégicos para o país, como a produção de um submarino de propulsão nuclear para guardar a costa brasileira, que está entre as maiores do mundo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?