Rainha Elizabeth II recebe Trump em banquete de Estado. Veja fotos

O presidente norte-americano foi ao Reino Unido para uma visita de três dias. Ele irá se encontrar ainda com a primeira-ministra, Theresa May

atualizado 03/06/2019 19:30

Reprodução/ Twitter

A rainha Elizabeth II recebeu, nesta segunda-feira (03/06/2019), o presidente norte-americano, Donald Trump, para um jantar de Estado no Palácio de Buckingham. O chefe dos Estados Unidos foi ao Reino Unido para uma visita de três dias.

“Nós reafirmamos nossos valores em comum que vão nos unir até o futuro: liberdade, soberania, autodeterminação, respeito à lei, e respeito aos direitos dados a nós por Deus todo-poderoso”, afirmou Trump, durante o brinde. Tanto o presidente norte-americano quanto a família real disponibilizaram fotos e informações sobre o encontro nas redes sociais.

Confira imagens do encontro:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Já a rainha falou sobre a ascendência escocesa do presidente, ao dizer que ele tem uma “conexão especial” com o Reino Unido. “Hoje, nós celebramos uma aliança que nos ajudou a assegurar a segurança e a prosperidade de ambos os nossos povos por décadas”, disse a rainha.

Estavam presentes na celebração a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, além de secretários de governo dos dois países e integrantes da família real britânica, como o príncipe William. A primeira-dama norte-americana, Melania Trump, também participou.

A imprensa britânica disse que o cardápio servido foi filé de halibute com espuma de agrião, aspargos e molho; cordeiro com recheio de ervas e vegetais ao molho; biscoitos com morango e creme de limão; frutas frescas; e café.

Brexit
Trump não mencionou o acordo do Brexit durante o jantar, mas um comunicado da Casa Branca afirmou que o presidente apoia a saída do Reino Unido da União Europeia “desde que não afete a estabilidade global financeira e econômica, ao mesmo tempo em que assegure independência ao Reino Unido”.

“O presidente Trump espera reforçar os laços econômicos com o Reino Unido por meio de um tratado comercial ambicioso”, diz o texto.

“Fracassado total”
Ao aterrissar, Trump disse em sua conta no Twitter que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, é um “fracassado total”.

“Sadiq Khan tem feito um trabalho horrível como prefeito de Londres e tem sido, de forma tola, ‘asqueroso’ com o presidente dos EUA, de longe o aliado mais importante do Reino Unido”, escreveu o americano na rede social. “É um fracassado total que deveria focar no crime em Londres, não em mim.”

Khan, do Partido Trabalhista, havia criticado, nos dias anteriores à chegada de Trump ao Reino Unido, que se recebesse o americano com todas as honras próprias de uma visita de Estado.

Mais lidas
Últimas notícias