metropoles.com

Presidente do México é alvo de críticas após encontro com Trump

Políticos e cidadãos do país qualificaram o encontro de quarta-feira (31/8) como uma humilhação nacional e o fato pode derrubar os já historicamente baixos índices de popularidade do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
peña nieto méxico
1 de 1 peña nieto méxico - Foto: Divulgação

A decisão do presidente Enrique Peña Nieto de se reunir com o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, pode se converter em um desastre para a popularidade da autoridade. Políticos e cidadãos do país qualificaram o encontro de quarta-feira (31/8) como uma humilhação nacional e o fato pode derrubar os já historicamente baixos índices de popularidade do presidente.

Não apenas Peña Nieto não exigiu que Trump se desculpasse por qualificar imigrantes mexicanos como estupradores e criminosos, mas também manteve silêncio na entrevista coletiva conjunta quando o candidato à Casa Branca repetiu sua promessa de construir um muro entre os países. “Isso é um insulto e uma traição”, afirmou o artista Arturo Meade durante um protesto na Cidade do México. “O que esse encontro pode trazer a nos além do surrealismo em todo seu esplendor?”, ironizou.

Âncora da Televisa, o jornalista Carlos Loret de Mola ficou impressionado com a ousadia de Trump de vir ao México e reiterar sua intenção de construir um muro entre os países. “A humilhação está agora completa”, escreveu no Twitter.

Silêncio
Peña Nieto “nem mesmo se posicionou realmente de maneira forte e falou ao sr. Trump diretamente na cara e disse a ele por que suas posições são inaceitáveis para os mexicanos”, disse Tony Payan, diretor do Centro México do Instituto Baker da Universidade Rice. Segundo Payan, Peña Nieto soou “muito moderado” e permitiu que Trump seguisse com suas próprias metas sem dar nada em troca.

O presidente mexicano disse que os cidadãos de seu país se sentiram “molestados” e que tinha divergências com Trump, mas a maior parte deles sentiu que aquilo não era o suficiente. Na avaliação do professor de Estudos Internacionais Javier Urbano Reyes, da Universidade Ibero-americana na Cidade do México, Trump ganhou pouco com a reunião, mas o presidente do México perdeu muito. Reyes acredita que a aprovação de Peña Nieto, já perto de apenas 20%, pode cair ainda mais.

O ex-presidente Vicente Fox disse que Trump tentava com o encontro impulsionar sua campanha em dificuldades. Segundo Fox, Trump “enganou” Peña Nieto.

Muro
O presidente e o candidato pareciam discordar até mesmo sobre o que foi dito na reunião. Ao lado de Peña Nieto, Trump disse que o tópico sobre quem pagará pelo muro seria discutido posteriormente. Peña Nieto no momento não disse nada sobre o muro, mas horas depois disse no Twitter que afirmou a Trump claramente que o México não o pagaria.

Na noite de quarta-feira, durante um discurso sobre imigração em Phoenix, Arizona, Trump afirmou que a construção do muro é parte de seu plano de imigração. Ele elogiou Peña Nieto, mas reafirmou que os mexicanos devem arcar com a obra. “Eles não sabem ainda, mas pagarão pelo muro.”

A escritora Ángeles Mastretta afirmou que os mexicanos “viram o que esperavam: um presidente que não é capaz de exigir desculpas ..que triste”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?