metropoles.com

Por telefone, Putin e Trump discutem situação da Venezuela

Chefes de Estado falaram sobre necessidade de uma “transição pacífica” no país latino, que vive crise desde o levante iniciado por Guaidó

atualizado

Compartilhar notícia

EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Donald Trump ENCONTRA Vladimir Putin
1 de 1 Donald Trump ENCONTRA Vladimir Putin - Foto: EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta sexta-feira (03/05/2019) por mais de uma hora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a situação na Venezuela, além de Ucrânia, Coreia do Norte e um possível novo acordo nuclear que incluiria a China.

A conversa foi revelada pelos porta-vozes da Casa Branca, Sarah Sanders, e do Kremlin, Dimitri Peskov. Por enquanto, apenas o governo americano divulgou detalhes sobre o conteúdo do diálogo entre os dois presidentes. A Rússia não deu mais informações.

Sanders afirmou que Trump reiterou a Putin a necessidade de uma “transição pacífica” na Venezuela, que vive grave crise desde o levante iniciado pelo líder da oposição, Juan Guaidó.

Nos últimos dias, vários integrantes do alto escalão da Casa Branca têm criticado o Kremlin pelo apoio dado ao regime de Nicolás Maduro. Washington reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, na quarta-feira, e ressaltou que a intervenção dos russos e dos cubanos na Venezuela atrapalha a estabilização do país.

Já Lavrov respondeu alertando ao governo dos EUA que pare de adotar “passos agressivos” em relação à Venezuela.

“A ingerência dos EUA nos assuntos internos de um país soberano e as ameaças contra seus líderes são uma grosseira violação do direito internacional”, disse o chanceler russo a Pompeo.

A crise da Venezuela se tornou um dos principais pontos de discordância entre EUA e Rússia. Enquanto Trump lidera o apoio internacional a Guaidó, autoproclamado presidente interino do país, Putin mantém o apoio a Maduro, apesar das pressões da comunidade internacional para tentar isolar o chavismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?