metropoles.com

Mercosul aciona mecanismo capaz de expulsar Venezuela, diz Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, confirmou que durante uma reunião do Mercosul a possibilidade de expulsão foi discutida

atualizado

Compartilhar notícia

AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH
ARGENTINA-VENEZUELA-CRISIS-MERCOSUR
1 de 1 ARGENTINA-VENEZUELA-CRISIS-MERCOSUR - Foto: AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, afirmou neste sábado (1º/4) em Buenos Aires, pouco depois da reunião de chanceleres do Mercosul para discutir a situação na Venezuela, que foi iniciado o processo que pode culminar na expulsão do país do bloco regional.

Questionado sobre se o documento firmado com outros chanceleres – Eladio Loizaga, do Paraguai, Susana Malcorra, da Argentina, e Rodolfo Nin Novoa, do Uruguai – na capital argentina seria a aplicação da cláusula democrática contra Caracas, o brasileiro afirmou apenas que “os mecanismos estão iniciados”.

Os chanceleres dos quatro países fundadores do Mercosul se reuniram de forma urgente em Buenos Aires neste sábado depois que, na quinta-feira, o Tribunal Supremo da Venezuela (TSJ) decidiu assumir as funções do Legislativo, controlado pela oposição. Neste sábado, o TSJ recuou e revogou a sentença.

Em uma declaração conjunta chamada de “Levando em consideração a ruptura da ordem democrática na República Bolivariana da Venezuela”, os chanceleres exortaram a Venezuela a garantir a separação dos poderes e a respeitar o cronograma eleitoral previsto.

“Vimos claramente que tem havido uma intromissão sistemática do Tribunal Supremo de Justiça sobre a Assembleia Nacional e a questão do desacato tem sido usada sistematicamente ao longo do tempo (…) isso mostra que a separação dos poderes, que é a essência da ordem democrática, não se cumpre”, disse a chanceler argentina, após o encontro.

“Estamos defendendo que se cumpra o cronograma eleitoral para a votação de governadores, que foram adiadas (em 2016), para autoridades regionais previstas para 2017 e para as presidenciais de 2018”, completou a chanceler argentina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?