metropoles.com

EUA, Reino Unido e Noruega interceptam caças russos no mar Báltico

Aeronaves russas não apresentaram plano de voo e se recusaram a estabelecer comunicação com controle de tráfego aéreo

atualizado

Compartilhar notícia

OTAN/Divulgação
OTAN
1 de 1 OTAN - Foto: OTAN/Divulgação

Aeronaves russas foram interceptadas pelas forças militares dos Estados Unidos, Noruega e Reino Unido, enquanto sobrevoavam o mar Báltico, localizado ao norte da Europa. O incidente foi registrado e confirmado pelo comando aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta sexta-feira (4/2).

Foram interceptados, ao todo, quatro caças modelos Su-35 e MiG-31, sendo duas aeronaves de cada modelo. A aliança militar norte-americana comunicou que a ação decorreu da ausência de um plano de voo e da dificuldade do controle de tráfego aéreo em estabelecer comunicação com os aviões militares russos.

Segundo a Otan, os caças interceptados atuavam na escolta de uma aeronave de transporte da Rússia, a Tu-154. A organização nega, porém, que a aeronave tenha entrado no espaço aéreo aliado e assegura que a resposta dos pilotos russos à ação foi “segura e profissional”.

Rússia ameaçada

A relação entre EUA, membros da Otan e Rússia vive momento delicado após o país norte-americano sinalizar positivamente para a expansão da organização, com uma eventual entrada da Ucrânia entre os países aliados.

A expansão da Otan é encarada pela Rússia como uma ameaça militar, pois a Ucrânia é vista como um território com o qual eles podem impedir o avanço das forças militares ocidentais.

Desde o fim da União Soviética, em 1991, a Ucrânia é um país independente. No entanto, as histórias do país e da Rússia sempre andaram juntas. Isso porque o berço da Rússia moderna é a Ucrânia.

A Ucrânia já sofreu diversas invasões e chegou a ser incorporada por russos e soviéticos.

As regiões de Donetsk e Luhansk, áreas da divisão com a Rússia, conhecidas como Donbas, estão sob controle de separatistas apoiados pelos russos desde 2014. De lá para cá, ao menos 13 mil pessoas morreram em conflitos armados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?