metropoles.com

Coreia do Norte sinaliza disposição em iniciar negociações com EUA

Diplomata norte-coreana que trata das relações com os americanos ressaltou que condições precisam “ser estabelecidas” para haver aproximação

atualizado

Compartilhar notícia

KCNA/Sptunik
Kim Jong Un coreia do norte
1 de 1 Kim Jong Un coreia do norte - Foto: KCNA/Sptunik

Uma diplomata norte-coreano de alto escalão afirmou que Pyongyang estaria disposto a encontrar com representantes do governo do americano Donald Trump para iniciar negociações, “se as condições forem estabelecidas”. Choi Sun-hee, principal funcionária do país a lidar com as relações com os Estados Unidos, falou brevemente a jornalistas em Pequim neste sábado (13/5).

Ela passou pela China ao voltar de uma viagem à Noruega, onde liderou uma delegação que realizou uma reunião informal com ex-autoridades e estudiosos norte-americanos.

Choi não deu detalhes sobre quais seriam as condições de seu país, mas seus comentários levantam a possibilidade de a Coreia do Norte e os EUA retomarem um diálogo pela primeira vez desde 2008, quando negociações envolvendo seis países sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang desmoronou.

O presidente dos EUA Donald Trump abriu as portas para conversas este mês, dizendo que ele ficaria “honrado” em encontrar o líder norte-coreano Kim Jong Un.

As tensões aumentaram entre os dois países nos últimos meses, depois que o governo Trump declarou que manteria “todas as opções na mesa” para deter o programa de armas nucleares norte-coreano, incluindo um ataque militar. A coreia do Norte respondeu prometendo retaliar com um contra-ataque nuclear.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?