metropoles.com

EUA “brinca com fogo”, diz China sobre ida de Nancy Pelosi a Taiwan

Ministério dos Negócios Estrangeiros da China emitiu comunicado nesta terça-feira (2/8) sobre a visita de Nancy ao país asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Taiwanese Foreign Ministry / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Nancy Pelosi
1 de 1 Nancy Pelosi - Foto: Taiwanese Foreign Ministry / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China declarou, em nota, que a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan é “uma violação severa do princípio de Uma Só China e das estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA”. “Todos esses atos são muito perigosos. É como se brincassem com o fogo, e quem brinca com o fogo acaba se queimando”, alertou o órgão.

A pasta disse também que a movimentação tem um forte impacto na base política das relações entre as duas potências, que infringe a soberania e a integridade territorial da China e prejudica a paz e a estabilidade.

“(Isso) tem impacto severo na base política das relações China-EUA, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da ‘independência de Taiwan'”, destacou o comunicado.

Nancy Pelosi chegou à região na manhã desta terça-feira (2/8) para se encontrar com lideranças locais. Os rumores em torno da viagem acenderam tensões entre americanos e chineses. A nação asiática considera que a ilha integra seu território.

Entenda o conflito

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan motivou uma série de ameaças da China aos norte-americanos. O atrito ocorre porque o país asiático considera que Taiwan faz parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.

Veja:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações