“Pirralha” Greta Thunberg é eleita pessoa do ano pela Time

Um dos concorrentes ao prêmio era o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O concurso anual é feito pela revista Time

Reprodução/InstagramReprodução/Instagram

atualizado 11/12/2019 12:24

A ambientalista sueca Greta Thunberg foi escolhida nesta quarta-feira (11/12/2019) a “pessoa do ano” pela revista Time. A premiação ocorre anualmente e visa dar destaque ao trabalho ou às causas de uma personalidade.

Um dos concorrentes ao prêmio era o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O concurso anual é feito pela mundialmente conhecida revista Time. Este foi o segundo ano que o chefe do Executivo disputou o título, mas não levou.

O presidente norte-americano, Donald Trump, era um dos concorrentes, mas não foi escolhido. Os manifestantes de Hong Kong, que buscam maior autonomia com relação à China continental também estavam entre os concorrentes.

“Pirralha”
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de “pirralha” a sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que tem se destacado em todo mundo por defender o meio ambiente e denunciar governantes na luta contra os efeitos das mudanças climáticas.

Ao parar para cumprimentar um grupo de admiradores que o esperava na porta do Palácio da Alvorada nesta terça-feira (10/12/2019), Bolsonaro criticou a imprensa por dar ênfase ao ativismo da menina.

A resposta ocorreu após ser questionado sobre o assassinato de dois indígenas da etnia Guajajara, no último sábado (07/12/2019), no Maranhão.

“Qual o nome daquela menina lá? De fora, lá? Greta. A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Pirralha”, disse Bolsonaro.

Desde 2013, os Guajajaras atuam na repressão de crimes ambientais, por meio do grupo chamado Guardiões da Floresta. Recentemente, Greta disse que a população indígena brasileira é morta por proteger a Floresta Amazônica.

Em resposta, a ativista alterou o seu perfil no Twitter e, em sua descrição, definiu-se como “pirralha”.

Últimas notícias