metropoles.com

Parlamento da Austrália aprova casamento gay

Primeiros matrimônios devem ser realizados em fevereiro de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

aap
Members celebrate before the passing of the Marriage Amendment Bill in the House of Representatives at Parliament House in Canberra
1 de 1 Members celebrate before the passing of the Marriage Amendment Bill in the House of Representatives at Parliament House in Canberra - Foto: aap

O Parlamento da Austrália aprovou nesta quinta-feira (7/12) o projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. Com apenas quatro votos contra, o texto foi liberado por ampla maioria – assim como havia ocorrido no Senado na semana passada.

Agora, a lei apresentada pelo senador Dean Smith muda a definição de matrimônio como uma união entre “homem e mulher” para “a união entre duas pessoas”. Pela legislação australiana, a nova regra deve entrar em vigor em cerca de um mês, com a estimativa de que os primeiros casamentos sejam realizados já no início de fevereiro.

Na última segunda (4), o deputado Tim Wilson tinha surpreendido seus pares ao fazer um pedido de casamento ao seu companheiro de nove anos, Ryan Bolger, da tribuna do plenário.

O projeto ganhou impulso após um referendo nacional mostrar que a maioria da população, 61,6%, concordava com a medida. No pleito realizado no meio de novembro, que não tinha o voto obrigatório, 79,3% dos australianos foram às urnas para dar sua opinião.

Com isso, a Austrália tornou-se o 27º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo como um direito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?