metropoles.com

Papa prepara sucessão com posse de 20 cardeais; dois são brasileiros

Entre os 20, 16 têm direito a voto no conclave, em caso de renúncia do pontífice. A reunião tem levantado rumores sobre a saída de Francisco

atualizado

Compartilhar notícia

Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images
O Papa Francisco lidera a Via Sacra, Via Crucis no Coliseu de Roma na Itália
1 de 1 O Papa Francisco lidera a Via Sacra, Via Crucis no Coliseu de Roma na Itália - Foto: Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

Nos preparativos para uma possível sucessão, o papa Francisco celebrará a posse de 20 novos cardeais no próximo sábado (27/8). Entre os 20 clérigos, 16 têm direito a voto no conclave, em caso de renúncia do pontífice, para a escolha de um novo papa.

Recentemente, Francisco não afastou a possibilidade de deixar o cargo. “A porta [à renúncia] está aberta – é uma opção normal. Mas até hoje eu não bati nessa porta. Não senti a necessidade de pensar nessa possibilidade. O que não quer dizer que daqui a dois dias eu não possa começar a pensar a respeito”, afirmou a jornalistas.

Após a cerimônia de posse, ocorrerá uma reunião inédita com todos os cardeais do mundo, na basílica de São Pedro, no Vaticano. O encontro começa a partir das 16h no horário local (11h de Brasília) e está previsto para durar dois dias.

0

Na lista dos 16 cardeais com direito a voto, dois são brasileiros: Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília. Há ainda um paraguaio, Adalberto Martínez Flores, completando a lista de latino-americanos.

A convocação gerou especulações sobre uma possível renúncia de Francisco, sobretudo por causa de seu estado de saúde. No ano passado, ele passou por uma cirurgia no cólon e também sofre com dores no joelho direito e no quadril. Por isso, tem circulado com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Etapa pré-conclave

A reunião dos cerca de 300 cardeais é considerada uma etapa pré-conclave, na qual se faz um balanço do atual panorama da Igreja.

Em março de 2023, o papa Francisco completa dez anos à frente do Vaticano. Após a reunião, ele terá designado 83 cardeais, quase dois terços do total de 132 com direito a voto no conclave. Para a eleição de um sucessor, é preciso ter a maioria de dois terços.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?