Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Papa Leão XIV questiona “uso da ciência para lucro” em encontro com Macron

Papa Leão XIV chegou à França nesta sexta-feira (25/9) para iniciar uma viagem apostólica de quatro dias pelo país europeu

25/09/2026 10:48
Divulgação/ X/ @VaticanNews
Papa Leão chegou à França nesta sexta-feira

O Papa Leão XIV fez um alerta sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. A declaração ocorreu durante discurso ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, nesta sexta-feira (25/9). Segundo ele, é preciso evitar a tentação de “usar a ciência para obter lucro”.

Papa Leão e Emmanuel Macron, na França
Papa Leão e Emmanuel Macron, na França

“Preocupa-me as tendências na sociedade que ocorrem o risco de transformar a ciência e a tecnologia em empreendimentos movidos pelo lucro, promovendo a manipulação genética, a barriga de aluguel, o comércio de órgçãos humanos ou a possibilidade de planejar a própria morte”, afirmou o pontífice.

Ainda em discurso, o papa alertou ainda para o risco de perdermos “nossa humanidade em meio ao paraíso das máquinas que invadem e moldam nosso cotidiano”.

O presidente francês defendeu a criação de uma “organização internacional” para garantir que os “modelos mais avançados” de inteligência artificial não acabem “nas mãos de poucos”. Segundo Macron, “a inteligência artificial deve ser uma serva, não uma mestra”.

O papa Leão XIV chegou à França nesta sexta-feira para iniciar uma viagem apostólica de quatro dias pelo país europeu.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Com informações da RFI, parceiro do Metrópoles.