Papa Leão XIV diz que união entre homem e mulher é alicerce da família

O pontífice também apela uma ação coletiva para proteger a “dignidade de cada pessoa, especialmente a mais frágil e indefesa”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Vaticano News
Leão XIV e o corpo diplomático do Vaticano
1 de 1 Leão XIV e o corpo diplomático do Vaticano - Foto: Divulgação/Vaticano News

O papa Leão XIV declarou, nesta sexta-feira (16/5), que é necessário construir sociedades harmoniosas, “investindo na família fundada na união do homem e da mulher”, de acordo com o Vaticano.

O pontífice encontrou-se com o Corpo Diplomático da Igreja Católica, indicando as diretrizes do pontificado e os “pilares da ação missionária da Igreja e da obra da diplomacia da Santa Sé”.

Papa Leão XIV diz que união entre homem e mulher é alicerce da família - destaque galeria
8 imagens
Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis
Papa leão XIV em audiência com jornalistas
Leão XIV
Papa Leão XIV no túmulo de Papa Francisco
Papa Leão XIV
Papa pediu aos jornalistas por uma "comunicação de paz"
1 de 8

Papa pediu aos jornalistas por uma "comunicação de paz"

Reprodução/TV Vaticano
Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis
2 de 8

Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis

Sam Pancher/Metrópoles
Papa leão XIV em audiência com jornalistas
3 de 8

Papa leão XIV em audiência com jornalistas

Sam Pancher/Metrópoles
Leão XIV
4 de 8

Leão XIV

Reprodução/TV Vaticano
Papa Leão XIV no túmulo de Papa Francisco
5 de 8

Papa Leão XIV no túmulo de Papa Francisco

Vaticano News
Papa Leão XIV
6 de 8

Papa Leão XIV

Reprodução
Papa Leão XIV
7 de 8

Papa Leão XIV

Reprodução/TV Vaticano
O Vaticano não é contra IA
8 de 8

O Vaticano não é contra IA

Alessandra Benedetti - Corbis/Corbis via Getty Images

“É dever daqueles que têm responsabilidades no governo trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas […] pode ser feito, antes de mais nada, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, declarou o papa.

O pontífice também apelou por uma ação coletiva para proteger a “dignidade de cada pessoa, especialmente a mais frágil e indefesa, desde o nascituro ao idoso, desde o doente ao desempregado, sejam eles cidadãos ou imigrantes”.

O papa Leão XIV afirmou que a “Igreja não pode construir relações verdadeiramente pacíficas, nem mesmo no seio da comunidade internacional, sem a verdade”.

Diversidade sexual

Robert Prevost se tornou o novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de papa Leão XIV. Aos 69 anos, Prevost sucede Francisco em um momento de forte debate interno sobre os rumos da Igreja, especialmente no que diz respeito a temas como diversidade sexual e inclusão.

Em um discurso feito em 2012 a um grupo de bispos, Prevost lamentou que a mídia e a cultura ocidentais estivessem promovendo “simpatia por crenças e práticas contrárias ao evangelho”, mencionando diretamente o “estilo de vida homossexual” e “famílias alternativas compostas por parceiros do mesmo sexo e seus filhos adotivos”.

Quando atuou como bispo em Chiclayo, cidade no noroeste do Peru, o novo pontífice se opôs a um plano do governo de incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?