Papa Leão XIV cancela agenda religiosa até 20 de outubro por cirurgia
Líder da Igreja Católica afirmou que médicos recomendaram cirurgia para retirada de nódulo no pulmão. Segundo ele, está em "estágio inicial"

O papa Leão XIV cancelou todas as audiências previstas até 20 de outubro por causa da cirurgia a que será submetido nesta terça-feira (13/10) para a retirada de um nódulo no pulmão. No domingo (11), o líder católico anunciou que a alteração foi identificada em “estágio inicial” pelos médicos.
O pontífice seguirá as atividades programadas para esta segunda-feira (12) normalmente, segundo o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni. Mais cedo, ele havia confirmado que Leão XIV será internado na terça no hospital Gemmeli, em Roma.
O Vaticano não especificou se manterá a viagem que tem programada para a América Latina no próximo mês. No domingo, foi informado apenas que a recuperação da cirurgia durará cerca de uma semana.
Leão XIV, de 71 anos, fez o anúncio diretamente a fiéis durante a oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles“Queridos amigos, durante alguns exames médicos recentes, os médicos encontraram um nódulo localizado em meu pulmão. Ele foi detectado em um estágio muito inicial e está bem localizado. Os médicos consideram a cirurgia adequada. Seguindo a orientação deles, decidi, portanto, submeter-me a uma operação para removê-lo. A cirurgia já está agendada para os próximos dias. Agradeço pela proximidade espiritual de vocês e confio-me às suas orações”, disse.
O papa tem uma viagem programada pela América Latina entre 6 e 17 de novembro. O roteiro inclui Uruguai, Argentina e Peru, país onde viveu e atuou durante vários anos.
O anúncio da viagem foi feito pelo Vaticano em agosto. A visita à região amazônica peruana também está prevista no itinerário.










