Papa Francisco dá graças à vida de Bento XVI na primeira oração do ano
Papa Francisco lembrou de Bento XVI como “fiel servidor do Evangelho e da Igreja” e pediu pela paz no mundo no Angelus deste 1º de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia

O papa Francisco pediu na oração do Angelus, neste domingo (1º/1), que os fiéis de todo o mundo rezem pelo papa emérito Bento XVI, que morreu no sábado (31/12). Citando Maria durante todo o evento, na Praça São Pedro, o pontífice também orou pela paz no mundo.
“Unamo-nos todos juntos, com um só coração e uma só alma, ao dar graças a Deus pelo dom da vida de Bento XVI”, disse Jorge Bergoglio, na primeira oração do ano no Vaticano. Ele agradeceu “pelo dom deste fiel servidor do Evangelho e da Igreja”, referindo-se a Joseph Ratzinger.

Bento XVI foi eleito em 2005, para suceder João Paulo II Grzegorz GalazkaArchivio Grzegorz GalazkaMondadori via Getty Images

O papa Bento XVI veio ao Brasil, em 2007 CityFiles/WireImage

O papa emérito renunciou ao cargo em 2013 e foi substituído pelo papa Francisco Getty Images

Ele teve um papado envolto em polêmica, mas nega qualquer alegação de que tivesse conhecimento sobre supostos abusos na Igreja Católica GettyImages

Papa Bento XVI em conversa com o padre João Scognamiglio Clá Dias Divulgação
Ele invocou a intercessão de Nossa Senhora pela alma do papa emérito. “E, hoje, confiemos à Mãe Santíssima o amado papa emérito Bento XVI, para que o acompanhe na sua passagem deste mundo a Deus.”
Francisco também falou sobre as guerras neste Dia Mundial da Paz. “Imploremos a Maria Santíssima, Mãe de Deus, que nesta época poluída pela desconfiança e pela indiferença, nos torne capazes de compaixão e cuidado, capazes de comover-se e de parar diante do outro, sempre que for necessário.”
Morte de Bento XVI
Bento XVI morreu no sábado (31/12). Ele tinha 95 anos e se encontrava em estado grave. O papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez, durante a semana, pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.
O papa emérito recebeu a unção dos enfermos na última quarta-feira (28/12), ao final da missa celebrada no mosteiro e na presença das irmãs Memores Domini, que o auxiliaram desde que ele foi para lá. O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir de segunda-feira (2/1).
O funeral está marcado para a próxima quinta-feira (5/1). Já foi definido que o papa Francisco presidirá a solenidade.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.