metropoles.com

Papa chama aborto de “homicídio”, mas critica enfoque “político” do tema

Líder da Igreja Católica foi perguntado sobre a atitude de alguns bispos de negar a comunhão aos políticos que apoiam o aborto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
papa francisco
1 de 1 papa francisco - Foto: Reprodução/Twitter

O papa Francisco classificou o aborto como um “homicídio”, porém o religioso instruiu que os sacerdotes da Igreja Católica abordem o tema como pastores e não como políticos. A declaração foi dada nesta quarta-feira (15/9) a bordo de avião que retornava a Roma após a visita do pontífice à Eslováquia.

O chefe da igreja ainda reiterou: “Aborto é mais que um problema, é um homicídio”. “Quem aborta mata, é assim”, disse. Porém ele advertiu “quando a Igreja, para defender um princípio, não se comporta como um pastor, acaba se tornando um partido político”.

Francisco declarou: “Sempre foi assim, é só lembrarmos da história”. O líder católico ainda mencionou o caso de Joana d’Arc e Savonarola, que foram queimados na fogueira durante a Inquisição por heresia.

“O que um pastor deve fazer? Ser pastor, e não andar por aí condenando”, disse o papa. “Ser pastor dos excomungados? Sim. O pastor deve estar com eles. Ser pastor com o estilo de Deus. E o estilo de Deus é empatia, compaixão e ternura”, classificou.

A questão surgiu após o papa ser perguntado sobre a proposta de alguns bispos dos EUA de negar a comunhão aos políticos católicos que apoiam leis favoráveis ao aborto. Em resposta, o pontífice disse: “Nunca me recusei a oferecer a eucaristia a alguém”.

“A comunhão não é um prêmio para os perfeitos”, assegurou o pontífice, após afirmar que o “aborto é mais que um problema, é um homicídio”. “Quem aborta mata, é assim”, disse Francisco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?