metropoles.com

OpenAI, dona do ChatGPT, anuncia demissão de CEO: “Não era sincero”

Em comunicado divulgado, a OpenAI afirma que afastou Sam Altman, cofundador da empresa, por falta de confiança do conselho de administração

atualizado

Compartilhar notícia

Justin Sullivan/Getty Images
Sam Altman
1 de 1 Sam Altman - Foto: Justin Sullivan/Getty Images

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de presidente-executivo e sua saída do conselho de administração da empresa, da qual é cofundador.

De acordo com o comunicado divulgado nesta sexta-feira (17/11), o desligamento ocorreu após Altman perder a confiança do conselho.

“A saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, diz a nota.

A chefe de tecnologia da empresa, Mira Murati, assumirá o cargo de CEO interina até que seja definido um substituto.

No X (antigo Twitter), Altman comentou a saída. “Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas”, escreveu. “Terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir”, completou.

A OpenAI foi fundada em 2015, inicialmente sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver a inteligência artificial. Em 2019, a empresa passou por uma reestruturação e começou a levantar capital de investidores.

A companhia ganhou notoriedade após lançar o ChatGPT e a ferramenta DALL-E, que gera imagens com o auxílio da inteligência artificial. Os produtos atraíram investimentos bilionários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações