ONU: Trump defende paz em Gaza e resgate completo dos reféns do Hamas
De acordo com Trump, o Hamas precisa devolver os corpos de 38 mortos aos familiares, além dos reféns israelenses vivos
atualizado
Compartilhar notícia

Nova York e Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou, nesta terça-feira (23/9), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual reforçou o desejo de que os reféns israelenses sequestrados pelo Hamas, em 7 de outubro de 2023, sejam devolvidos.
“Precisamos negociar imediatamente a paz, ter os reféns de volta. Queremos todos os 20 de volta, não queremos dois ou quatro”, ressaltou Trump durante o discurso.
Assembleia Geral
- A Assembleia Geral das Nações Unidas, principal órgão deliberativo da ONU, realiza sua 80ª edição em meio a um período de turbilhão na diplomacia global.
- A sessão deste ano, que teve início em 9 de setembro, conta com delegações de todos os 193 Estados-membros da ONU, que têm representação igual em uma base de “um Estado, um voto”. A partir do dia 23 deste mês, o debate sobe um degrau e passa a ocorrer entre representantes de alto nível dos países.
- É nesta data que acontecerá o tradicional discurso de chefes de governo, o Debate Geral, na sede da organização em Nova York. Tradicionalmente, a cúpula é aberta por um representante brasileiro, neste caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda segundo o presidente norte-americano, ele se reuniu com Steve Tikoff e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmando que ambos estavam envolvidos nas negociações entre Israel e o Hamas.
“Como eu disse, que é exatamente o que precisa acontecer, nós não queremos dois reféns de volta, ou três ou um. Nós queremos todos”, reforçou Trump.
De acordo com ele, o Hamas precisa devolver os corpos dos 38 mortos aos familiares, além dos reféns israelenses ainda vivos.
“Queremos rapidamente e queremos muito”, destacou o presidente norte-americano.
Trump alegou em seu discurso que encerrou “sete guerras sem a ajuda da ONU” e disse que deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz.
Nos últimos dias, Trump tem reforçado seu discurso sobre o grupo palestino Hamas devolver os reféns israelenses. Ele chegou a divergir sobre o reconhecimento de alguns países ao Estado Palestino como solução para o fim do conflito.
O evento começou às 10h com um discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, em defesa do multilateralismo e da própria entidade. Ele também falou sobre a importância da paz no mundo: “Primeira obrigação”.
