Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

ONU não vê evidência de desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia

Rússia convocou reunião do Conselho de Segurança com alegações de que os EUA apoiam Ucrânia com laboratórios de guerra biológica

11/03/2022 23:33, atualizado 12/03/2022 00:15
Compartilhar notícia
Michael M. Santiago/Getty Images
Salão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, durante reunião emergencial sobre a guerra na Ucrânia - Metrópoles

Após reunião do Conselho de Segurança convocada pela Rússia nesta sexta-feira (11/3), a Alto Representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para Questões de Desarmamento, Izumi Nakamitsu, disse não ter nenhuma evidência de qualquer programa de desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia.

A Rússia acusou o país chefiado por Volodymyr Zelensky de desenvolver laboratórios de guerra biológica com o apoio dos Estados Unidos. O enviado russo, Vasily Nebenzya, contudo, não chegou a apresentar evidências.

Linda Thomas-Greenfield, representante dos EUA na ONU, expressou preocupação de que as reais intenções de Putin sejam criar um pretexto para que sejam as suas tropas as responsáveis por utilizar armas químicas ou biológicas no conflito.

Na reunião entre os 15 membros do Conselho de Segurança, embaixadores chamaram as acusações russas de “total absurdo”. Também aproveitaram o espaço para dizer que o exército russo tem matado civis de forma deliberada durante a invasão, chamada por Putin apenas de “operação militar especial”.

Enquanto isso, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, aconselhou que as “relevantes informações trazidas pela Rússia sejam propriamente investigadas”.