metropoles.com

ONU: mais de 50 mil pessoas morreram em viagens migratórias desde 2014

Organização Internacional para as Migrações da ONU ressalta que as vítimas são principalmente do Afeganistão, Síria e Mianmar

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Julie Ricard
Migrantes refugiados em campos construidos pela ONU - Metropoles
1 de 1 Migrantes refugiados em campos construidos pela ONU - Metropoles - Foto: Unsplash/Julie Ricard

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que 51.458 pessoas morreram durante viagens migratórias em todo o mundo desde 2014. Grande parte das vítimas tentavam chegar à Europa.

Segundo a OIM, os governos dos países de origem, trânsito e destino das vítimas não apresentaram uma política pública eficiente para conter a crise global de migrantes desaparecidos.

O relatório destacou que não se sabe a nacionalidade de mais de 30 mil vítimas, “uma indicação de que mais de 60% dos que morrem em rotas migratórias sem serem identificados deixam milhares de famílias em busca de respostas”.

O Missing Migrants Project, relatório da OIM, destacou que as mortes são influenciadas principalmente por violência, doença/falta de acesso a cuidados de saúde adequados e acidente/morte com veículo relacionado com transporte perigoso.

O texto indica que nove mil vítimas são de origem africana e seis mil de países da Ásia. Os migrantes são principalmente do Afeganistão, Síria e Mianmar, onde as pessoas deixaram suas casas em busca de refúgio e novas oportunidades no exterior.

Grande parte das mortes aconteceram em rotas para e dentro da Europa, sendo que o Mar Mediterrâneo o local onde foram perdidas 25.104 vidas. A região registrou pelo menos 16.032 desaparecidos, cujos restos mortais nunca foram encontrados.

Segundo o relatório, 4.319 pessoas morreram apenas neste ano durante viagens migratórias.

Confira o relatório completo:

Relatório MISSING MIGRANTS PROJECT by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?