metropoles.com

Oitavo voo de repatriados chega ao Brasil às 11h30 de sábado (21/10)

Viagem trará mais repatriados de Israel, em meio a guerra do país do Oriente Médio com o grupo extremista Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Aeronave, um KC-390, da Força Aérea Brasileira decola para Israel em operação de repatriação de brasileiros - Metrópoles
1 de 1 Aeronave, um KC-390, da Força Aérea Brasileira decola para Israel em operação de repatriação de brasileiros - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Força Aérea Brasileira (FAB) prevê para as 11h30 deste sábado (21/10) a chegada do oitavo voo de brasileiros repatriados de Israel. O pouso ocorrerá na base área do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave tem 69 passageiros e nove pets.

O avião KC-390 Millennium partiu de Tel Aviv, na tarde desta sexta-feira (20/10), rumo ao Brasil.

As outras sete viagens para remover os brasileiros da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas trouxeram de volta 1.135 cidadãos. Aproximadamente, 1,7 mil brasileiros fizeram o pedido de resgate ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário on-line.

Mauro Vieira, do MRE, disse que ainda seriam necessários “mais um ou dois voos” para buscar o restante dos interessados. “A embaixada em Tel Aviv distribuiu esses formulários, tem recebido e organizado uma ordem de prioridades, (com) crianças, idosos e pessoas doentes”, afirmou.

Passagem de Rafah deverá abrir

As viagens de repatriação dessa semana exigiram maior logística do governo brasileiro, já que pontos-chave de locomoção, como a Faixa de Gaza e a passagem de Rafah, estavam fechadas pela guerra.

No entanto, um porta-voz das Nações Unidas (ONU) prevê a abertura da passagem de Rafah neste sábado para a entrada de caminhões de ajuda humanitária.

Mais cedo, foram removidos blocos de concreto instalados pelos egípcios após os bombardeios de Israel nesta fronteira com Gaza, o que indica abertura iminente. Questionado durante a conferência de imprensa regular da ONU em Genebra, o porta-voz Jens Laerke explicou que não era capaz de ser mais preciso sobre a abertura da passagem de Rafah, o único ponto de entrada no território palestino não controlado por Israel.

Laerke expressou “a esperança de que as entregas possam começar o mais rápido possível, de uma forma segura, sustentável e, esperançosamente, de uma forma que possa ser ampliada”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?