metropoles.com

Número de refugiados ucranianos chega a 2,5 milhões, diz ONU

Maior parte dos refugiados está na Polônia. Além disso, há aproximadamente 2 milhões de pessoas deslocadas dentro da Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Refugiados da Ucrânia chegam em campo na fronteira após fugirem da guerra em seu país em Przemysl, Polônia - Metrópoles
1 de 1 Refugiados da Ucrânia chegam em campo na fronteira após fugirem da guerra em seu país em Przemysl, Polônia - Metrópoles - Foto: GettyImages

O número de refugiados ucranianos que deixaram o país para fugir da guerra chegou a 2,5 milhões nesta sexta-feira (11/3). Os dados foram divulgados pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

A informação também foi compartilhada por Fillippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas. De acordo com o gestor, além dos refugiados, há aproximadamente 2 milhões de pessoas deslocadas dentro da Ucrânia.

“O número de refugiados da Ucrânia – tragicamente – atingiu hoje 2,5 milhões. Também estimamos que cerca de dois milhões de pessoas estão deslocadas dentro da Ucrânia. Milhões forçados a deixar suas casas por esta guerra sem sentido”, escreveu Grandi em uma rede social.

0

Dados da Acnur apontam que a maior parte dos refugiados, 1,5 milhão de pessoas, está na Polônia. Além disso, cerca de 282 mil ucranianos estão espalhados por outros países da Europa.

A agência mostra que 225 mil ucranianos foram para a Hungria; 176 mil para a Eslováquia; 105 mil para a Rússia; 104 mil para a Moldova; 84 mil para a Romênia; e 858 para Belarus.

Veja a lista dos países mais procurados pelos ucranianos, segundo a ONU:

Lista dos países mais procurados por refugiados ucranianos, segundo a ONU
Lista dos países mais procurados por refugiados ucranianos, segundo a ONU

A Acnur também mostra a evolução da saída de ucranianos do país desde o início da guerra com a Rússia. No primeiro dia de conflitos armados, 24 de fevereiro, aproximadamente 85 mil pessoas deixaram a Ucrânia.

O número foi aumentando e atingiu o pico na segunda-feira (7/3), quando 206 mil pessoas saíram do território ucraniano. Desde o início de março, 1,9 milhão de pessoas deixaram o país liderado por Volodymyr Zelensky.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?