metropoles.com

Novo voo para repatriar brasileiros em Gaza decola nesta 5ª feira

O voo tem como destino o Cairo, capital do Egito, e está abastecido com 11 toneladas de suprimentos para ajuda humanitária

atualizado

Compartilhar notícia

Sgt Viegas / FAB / Divulgação
Imagem colorida mostra aeronave da fab kc-30 - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra aeronave da fab kc-30 - metrópoles - Foto: Sgt Viegas / FAB / Divulgação

Um novo voo para repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza deve decolar do Brasil nesta quinta-feira (7/12). A aeronave sairá do Rio de Janeiro e seguirá rumo ao Cairo, capital do Egito, onde deve chegar na madrugada de sexta (8/12), pelo horário de Brasília.

O voo faz parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal, e é realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se do 11º trajeto aéreo de repatriação de brasileiros que estão na área do conflito entre Israel e o Hamas.

De acordo com a FAB, o voo tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), às 9h desta quinta. O destino é o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, em voo direto, com previsão de duração de 15 horas.

Embora o objetivo da missão seja repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza, a aeronave KC-30 da FAB chegará ao Egito carregada com cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo governo brasileiro, para assistência humanitária.

Em 13 de novembro, o primeiro grupo de brasileiros a deixar Gaza após o início da guerra desembarcou na Base Aérea de Brasília. O grupo era formado por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos.

Até o momento, somados os 10 voos realizados pela Operação Voltando em Paz, da FAB, o governo brasileiros resgatou 1.477 pessoas e 53 animais de estimação de Israel, Gaza e Cisjordânia.

0

Espera na fronteira

A Embaixada do Brasil na Palestina informou, nesta quarta-feira (6/12), que o segundo grupo de brasileiros que tenta sair da Palestina conseguiu chegar até a fronteira do Egito e aguarda autorização para deixar a região.

Organizados na cidade fronteiriça de Rafah, situada entre o sul de Gaza e o nordeste do Egito, o grupo é formado por 85 pessoas entre 100, no qual se encontram brasileiros e palestinos parentes dos repatriados do primeiro grupo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?