metropoles.com

Nobel da Paz, venezuelana María Corina Machado não irà à premiação

Instituto Nobel informou que Corina, na clandestinidade por ser opositora de Nicolás Maduro, será representada pela filha na cerimônia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images
Imagem colorida, Líderes latino-americanos irão prestigiar Corina na Noruega por Nobel- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Líderes latino-americanos irão prestigiar Corina na Noruega por Nobel- Metrópoles - Foto: Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, não comparecerá à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, marcada para esta quarta-feira (10/12), em Oslo, Noruega. Segundo informou o diretor do Instituto Nobel, Kristian Berg Harpviken, à rádio norueguesa NRK, a filha de Corina a representará no evento. “Será sua filha, Ana Corina Machado, quem receberá o prêmio”, declarou.

A ausência de Corina na cerimônia confirmou dúvidas dos últimos dias. O Instituto Nobel cancelou, nessa terça-feira (9/12), uma coletiva de imprensa que seria concedida pela premiada, reforçando o mistério sobre seu paradeiro e se ela conseguiria viajar para a Noruega para receber o prêmio pessoalmente.

Pouco antes da coletiva, o porta-voz do Instituto Nobel, Erik Aasheim, finalmente confirmou sua ausência.

Aos 58 anos e fora de cena há 11 meses, desde que participou de um protesto em Caracas, Corina vive na clandestinidade desde agosto de 2024. Dezenas de venezuelanos exilados viajaram à capital norueguesa para apoiá-la, assim como presidentes e líderes conservadores da América do Sul críticos ao regime de Nicolás Maduro.

O procurador-geral da Venezuela afirmou que Corina, de 58 anos, seria considerada uma “fugitiva” caso deixasse o país para receber o prêmio.

O Instituto Nobel havia confirmado no fim de semana que ela compareceria à cerimônia, que inclui a entrega de uma medalha de ouro, diploma e US$ 1,2 milhão (R$ 6,5 milhões). Nessa terça, porém, após adiar a entrevista inicialmente marcada para as 13h no horário local (9h de Brasília), o órgão anunciou o cancelamento definitivo.

Nobel da Paz, venezuelana María Corina Machado não irà à premiação - destaque galeria
4 imagens
Líderes latino-americanos irão prestigiar Corina na Noruega por Nobel
Maria Corina Machado pede ajuda de Trump para tirar Maduro do poder
Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado
Venezuela: María Corina diz que será eleita presidente "na hora certa"
1 de 4

Venezuela: María Corina diz que será eleita presidente "na hora certa"

Jesus Vargas/Getty Images
Líderes latino-americanos irão prestigiar Corina na Noruega por Nobel
2 de 4

Líderes latino-americanos irão prestigiar Corina na Noruega por Nobel

Jeampier Arguinzones/picture alliance via Getty Images
Maria Corina Machado pede ajuda de Trump para tirar Maduro do poder
3 de 4

Maria Corina Machado pede ajuda de Trump para tirar Maduro do poder

Jesus Vargas/Getty Images
Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado
4 de 4

Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado

Getty Images/ Carlos Becerra

Pressão do regime e risco de ser considerada “fugitiva”

O governo Maduro já advertiu que a laureada seria considerada “fugitiva” caso deixasse a Venezuela. O procurador-geral, Tarek William Saab, afirma que ela enfrenta acusações como conspiração, incitação ao ódio e terrorismo.

Uma eventual ida a Oslo abriria outro impasse: seria seguro retornar ao país depois?

Líderes do chavismo, como o ministro do Interior Diosdado Cabello, dizem não ter informações sobre o paradeiro da opositora e ironizam a possibilidade de viagem.

Enquanto isso, familiares e aliados aguardam em Oslo, hospedados no Grand Hotel — onde tradicionalmente ficam os laureados do Nobel. A mãe, irmãs e filhos de Machado dizem não saber onde ela está, mas mantinham a esperança de sua chegada.

Apoio internacional

Apesar das incertezas, a premiação mobilizou uma rede internacional de apoio a Corina. Estão confirmados na cerimônia os presidentes Javier Milei (Argentina), Daniel Noboa (Equador), Santiago Peña (Paraguai) e José Raúl Mulino (Panamá) — todos críticos do chavismo e alinhados à agenda conservadora da opositora.

Ao anunciar o Nobel, em outubro, o Comitê destacou o “trabalho incansável” da venezuelana pela defesa da democracia e por uma “transição justa e pacífica” na Venezuela. Em mais de 80 cidades ao redor do mundo, venezuelanos realizaram atos da “Marcha pela Paz e Liberdade” em apoio à líder.

Milei, um de seus principais aliados regionais, viajou a Oslo acompanhado da irmã e do chanceler, e mantém críticas abertas ao governo Maduro, que acusa de fraude eleitoral e repressão.

Controvérsias e protestos em Oslo

A premiação, contudo, também provoca divisões. Grupos pacifistas noruegueses protestaram nessa terça em frente ao Instituto Nobel com faixas como “Não ao Nobel para belicistas” e “EUA, tirem as mãos da América Latina!”.

María Corina é criticada por apoiar operações militares dos EUA no Caribe e no Pacífico, que deixaram ao menos 87 mortos em ataques a embarcações classificadas por Washington como suspeitas de narcotráfico.

No Centro Nobel da Paz, a mostra “Democracia à beira” dedica-se à trajetória da opositora, enquanto curadores admitem que a escolha da venezuelana gerou “atenção incomum e reações fortes” no país e no exterior.

Onze meses de silêncio e um país em disputa

A nova laureada está afastada da vida pública desde janeiro, quando contestou a posse de Maduro para o terceiro mandato. Impedida de concorrer nas eleições, ela alega fraude na reeleição e divulgou registros de votos das urnas eletrônicas — acusações rejeitadas pelo chavismo, mas reconhecidas por parte da comunidade internacional.

No mesmo dia em que ela deve receber o Nobel, o regime planeja manifestações em Caracas. 

A cerimônia será realizada às 13h no horário local (9h de Brasília).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?