metropoles.com

Netanyahu diz estar “comprometido com a paz”, assim como Trump

Segundo Netanyahu, Trump ficará na história da humanidade e de Israel. Declaração ocorreu no parlamento israelense após liberação de reféns

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Saul Loeb – Pool/Getty Images
Imagem colorida de Benjamin Netanyahu e Trump no parlamento, em Jerusalém - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Benjamin Netanyahu e Trump no parlamento, em Jerusalém - Metrópoles - Foto: Saul Loeb – Pool/Getty Images

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta segunda-feira (13/10), estar “comprometido com a paz”. Ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e após a libertação de reféns, o israelense afirmou estar agradecido pela atuação de Trump no Oriente Médio, que também se compromete a manter a paz.

A declaração ocorreu no parlamento de Israel, onde Trump está no momento para acompanhar pessoalmente as negociações entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que resultaram em um cessar-fogo.


O que está acontecendo?

  • Após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas ser alcançado, Donald Trump está no Oriente Médio para acompanhar de perto as assinaturas.
  • Na madrugada desta segunda, o grupo palestino Hamas libertou 20 reféns que estavam em seu poder desde o início da guerra com Israel.
  • A libertação faz parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo. Ao fim do cumprimento dos termos acordados na primeira etapa, outros pontos do plano de paz começam a serem abordados.

Segundo Netanyahu, Trump ficará na história da humanidade e na de Israel.

“Senhor Presidente [Trump], o senhor está comprometido com essa paz, eu estou comprometido com essa paz, e juntos”, reforçou Netanyahu.

Ele também afirmou que “Donald Trump é o maior amigo do Estado de Israel e o maior que já teve na Casa Branca”. O primeiro-ministro israelense iniciou o discurso agradecendo ao presidente norte-americano pelo acordo de cessar-fogo.

De acordo com Netanyahu, Trump usou a própria voz “contra as mentiras sobre Israel nas Nações Unidas”. Em setembro, na Assembleia Geral da ONU, diversos países lamentaram o conflito de Israel na Faixa de Gaza.

“Como primeiro-ministro de Israel, eu estendo a minha mão a todos aqueles que querem fazer a paz conosco. Ninguém mais quer a paz do que o povo de Israel”, pontuou Netanyahu.

O discurso ocorreu em meio à troca de reféns israelenses e prisioneiros palestinos, conforme previsto no acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?