EUA: negociações de paz na Ucrânia travam em “uma única questão”
Enviado de Donald Trump, Steve Witkoff afirma que diálogo sobre paz na Ucrânia segue avançando e cita reunião com Putin
atualizado
Compartilhar notícia

As negociações para um acordo de paz na Ucrânia chegaram a um único ponto de impasse, segundo afirmou o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff. A declaração foi feita nesta quinta-feira (22/1), à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
“Se ambos os lados quiserem resolver isso, vamos resolver. Acho que já fizemos muitos progressos e conseguimos reduzir o problema a uma única questão”, afirmou, sem detalhar o ponto específico que ainda divide as partes.
Anteriormente, no entanto, o enviado norte-americano já havia indicado que o principal entrave — já conhecido — estaria relacionado a disputas territoriais.
Durante um encontro informal apelidado de “Café da Manhã Ucraniano”, Witkoff disse estar “encorajado” e “otimista” com os avanços obtidos até agora.
Uma delegação norte-americana deve desembarcar em Moscou para conversas diretas com o presidente russo, Vladimir Putin.
De acordo com Peskov, as conversas tratarão da resolução do conflito ucraniano e de “outros temas relacionados”, sem detalhar o conteúdo das negociações.
Territórios como entrave
Moscou exige que Kiev abandone as reivindicações sobre Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhye — regiões que passaram ao controle russo em 2022 após referendos não reconhecidos internacionalmente.
Volodymyr Zelensky, rejeita reconhecer tais territórios como parte da Rússia, embora tenha admitido, no mês passado, a possibilidade de um referendo interno sobre concessões territoriais.
Negociações em andamento
Donald Trump também comentou o andamento das negociações. Na quarta-feira, afirmou que Moscou e Kiev estão “razoavelmente perto” de um acordo.
Mais cedo, Trump se reuniu com Zelensky em um encontro de menos de uma hora e sem coletiva de imprensa posterior.
Apesar de ter classificado o líder ucraniano como um dos principais obstáculos ao acordo na semana passada, o republicano descreveu a conversa como “boa” e disse esperar que o conflito “termine logo”.
Encontro trilateral
Paralelamente, Zelensky anunciou que o primeiro encontro trilateral entre Ucrânia, Estados Unidos e Rússia poderá ocorrer nos próximos dias, nos Emirados Árabes Unidos.
A proposta de diálogos trilaterais tem sido uma constante nos esforços de Trump para encerrar a guerra.
Moscou, por sua vez, afirma não se opor a um encontro entre Putin e Zelensky, mas sustenta que uma reunião desse nível só deve ocorrer após avanços concretos no processo de paz.








