A Nasa acompanha a trajetória de um asteroide com 50 metros de diâmetro que pode atingir a Terra daqui a 23 anos. Segundo a agência espacial norte-americana, a rocha vai passar a 1,8 milhão de quilômetros do planeta, em 14 de fevereiro de 2046.
Apesar de estar próximo à Terra, o objeto espacial tem uma pequena chance de colidir com o planeta, a possibilidade é de 1 a cada 625, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Entretanto, essa probabilidade ainda está em constante revisão.
“Temos rastreado um novo asteroide chamado 2023 DW, que tem uma chance muito pequena de impactar a Terra em 2046. Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, divulgou a Nasa no Twitter.
We've been tracking a new asteroid named 2023 DW that has a very small chance of impacting Earth in 2046. Often when new objects are first discovered, it takes several weeks of data to reduce the uncertainties and adequately predict their orbits years into the future. (1/2) pic.twitter.com/SaLC0AUSdP
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) March 7, 2023
O asteroide 2023 DW foi descoberto em fevereiro deste ano por cientistas do Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile. O objeto espacial está, atualmente, a 0,12 unidades astronômicas do planeta, e circula a uma velocidade de aproximadamente 88 mil km/h.
A Nasa realiza estudos desse tipo de objeto para tentar prever aproximações e probabilidades de atingir a Terra. Em 2022, numa missão inédita, a agência espacial conseguiu alterar a trajetória de um asteroide com sucesso.