metropoles.com

Nasa encontra “ponto de interrogação” cósmico entre estrelas jovens

O telescópio James Webb, da Nasa, descobriu um ponto de interrogação no espaço. Essa descoberta pode ser um registro da fusão de 2 galáxias

atualizado

Compartilhar notícia

Nasa/ESA/CSA/STScI/SWNS
Imagem colorida do espaço com sinal de interrogação encontrado pela Nasa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do espaço com sinal de interrogação encontrado pela Nasa - Metrópoles - Foto: Nasa/ESA/CSA/STScI/SWNS

O telescópio espacial James Webb, da Nasa, descobriu, no fim de julho, um “ponto de interrogação” no espaço enquanto observava duas estrelas jovens em formação, a cerca de 1.470 anos-luz da Terra, na Constelação Vela.

Apesar da descoberta das duas estrelas, batizadas de Herbig-Haro 46/47, um objeto vermelho muito semelhante a um ponto de interrogação chamou a atenção dos cientistas. Essa descoberta pode ser um registro da fusão de duas galáxias — fato comum no espaço.

Representantes do Space Telescope Science Institute em Baltimore, Estados Unidos (EUA), disseram ao site Space.com que o sinal “provavelmente é uma galáxia distante, ou galáxias potencialmente interativas. Suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação”.

Uma das possibilidades levantadas pelo professor assistente de físisca na Universidade de Illinois, Matt Caplan, é de que o ponto de interrogação, na verdade, seja a fusão de duas galáxias.

Herbig-Haro 46/47 foram fotografadas em alta resolução. O par de estrelas é cercado por um disco de gás e poeira, responsável por aumentar a massa dos astros. No canto inferior, é possível observar o ponto de interrogação.

Veja a imagem completa das duas estrelas:

0

Para Caplan, a parte superior do ponto de interrogação integra uma galáxia maior, que está sendo interrompida. “Dada a cor de algumas das outras galáxias de fundo, esta não parece ser a pior explicação. Apesar de quão caóticas são as fusões, objetos de lóbulos duplos com caudas curvas que se estendem para longe deles são muito típicos”, afirmou.

Ainda de acordo com o Space Telescope Science Institute em Baltimore, a cor vermelha do ponto de interrogação indica que ele está muito distante do planeta. Esta também pode ser a primeira vez que o objeto foi observado por humanos.

“O acompanhamento adicional seria necessário para descobrir o que é com alguma certeza. Webb está nos mostrando muitas galáxias novas e distantes, então há muita ciência nova a ser feita”, completaram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?