A Nasa cancelou o lançamento da Artemis I previsto para esta segunda-feira (29/8) após detectar um problema técnico em um dos principais motores da espaçonave. As equipes de engenheiros da agência espacial norte-americana identificaram um vazamento de hidrogênio líquido em um dos motores do foguete Space Launch System (SLS – Sistema de Lançamento Espacial, em tradução livre).
A nova data de lançamento está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira (2/8).
Artemis I faz parte de um programa de voo para lançar o foguete SLS da NASA e uma espaçonave Orion não tripulada ao redor da Lua antes da missão Artemis II que prevê o envio de astronautas ao satélite.
The launch of #Artemis I is no longer happening today as teams work through an issue with an engine bleed. Teams will continue to gather data, and we will keep you posted on the timing of the next launch attempt. https://t.co/tQ0lp6Ruhv pic.twitter.com/u6Uiim2mom
— NASA (@NASA) August 29, 2022
O lançamento do foguete SLS estava previsto para ocorrer às 8h3, 9h33 no horário de Brasília, na plataforma 39B, do Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Flórida.
Diversos espectadores estiveram na plataforma para acompanhar o lançamento da espaçonave, entre elas a vice-presidente Kamala Harris.
No Twitter, Kamala Harris afirmou que mesmo após o cancelamento o “nosso compromisso com o Programa Artemis continua firme e voltaremos à Lua”.
While we hoped to see the launch of Artemis I today, the attempt provided valuable data as we test the most powerful rocket in history. Our commitment to the Artemis Program remains firm, and we will return to the moon.
— Vice President Kamala Harris (@VP) August 29, 2022