Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Na Otan, Zelensky defende que Europa precisa de sistema antimísseis

Fala foi feita em cúpula da Otan. Ucrânia tem enfrentado escassez de recursos de defesa contra diversos ataques aéreos russos

07/07/2026 11:09
Compartilhar notícia
Artur Widak/NurPhoto via Getty Images
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta terça-feira (7/7), que a Europa precisa urgentemente do próprio sistema de defesa antimísseis, durante discurso na cúpula da Aliança Militar do Atlântico Norte (Otan).

“A Europa precisa urgentemente de sua própria capacidade para produzir sistemas antimísseis balísticos e os mísseis que eles requerem”, defendeu.

O líder ucraniano citou o sistema estadunidense Patriot como uma referência de defesa aérea, mas disse que, no atual contexto de guerras, a produção de Patriots “não é suficiente para atender à crescente demanda por proteção contra mísseis balísticos”.

“Aqueles que defendem a vida precisam de mais Patriots”, destacou.

Zelensky contou que tem discutido com os Estados Unidos sobre licenças de produção de Patriots, e pediu aos aliados da Otan que o apoiem nesta iniciativa.

A fala do presidente ucraniano ocorre em um período em que a Rússia tem lançado diversos ataques aéreos contra a Ucrânia, e os recursos de defesa ucranianos estão em escassez.