Na ONU, Guterres fala que “mundo está em perigo e paralisado”

Guerra na Ucrânia e a crise climática foram alguns dos pontos abordados por António Guterres durante a Assembleia Geral

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

ONU
guterres
1 de 1 guterres - Foto: ONU

Em referência à guerra na Ucrânia, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que o mundo está “em perigo e paralisado”. A declaração foi feita durante discurso na abertura da Assembleia Geral do órgão, nesta terça-feira (20/9), em Nova York.

“As divisões geopolíticas estão minando o trabalho do Conselho de Segurança, o direito internacional, a fé nas instituições da democracia e a cooperação internacional. Não se pode continuar assim”, criticou Guterres.

Iniciada em fevereiro deste ano, a partir da invasão russa ao território ucraniano após uma escalada de tensões, a guerra tem desafiado as potências a encontrar medidas para manter a produção e o escoamento de alimentos dentro de alguma normalidade.

O secretário-geral também destacou outros pontos de preocupação da ONU, como conflitos na República Democrática do Congo e o drama humanitário no Afeganistão devido à retomada do Talibã. Há ainda a crise climática. Segundo ele, a humanidade trava uma “guerra suicida” contra a natureza.

“Corrupção sistêmica”

O discurso de Guterres ocorreu antes do pronunciamento de Bolsonaro. Na ocasião, o presidente falou sobre corrupção e atacou o ex-presidente Lula, sem citá-lo nominalmente.

“No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país. Somente entre o período de 2003 e 2015, em que a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político e desvios chegou à casa dos US$ 170 bilhões”, disse.

O presidente ainda falou que o responsável pela corrupção no Brasil “foi condenado em três instâncias por unanimidade”.

“Delatores devolveram US$ 1 bilhão e pagamos para a bolsa americana outro bilhão por perdas de seus acionistas”, continuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?