metropoles.com

Mundo atinge marca de 5 milhões de mortos por Covid-19

O dado foi registrado pelo Centro de Pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (1º/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
variante delta sao paulo - Coronavirus
1 de 1 variante delta sao paulo - Coronavirus - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O mundo iniciou esta segunda-feira (1º/11) com o marco de 5 milhões de vidas perdidas em decorrência da Covid-19. O dado foi registrado pelo Centro de Pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos.

De acordo com o painel, o número total de casos de Covid no mundo é de 246,8 milhões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as regiões com maior número de contágios notificados são as Américas, com 93,6 milhões de infecções computadas.

Em seguida, aparecem a Europa, o Leste Asiático, o Mediterrâneo Oriental, a região do Pacífico Ocidental e a África.

O ranking do número de vítimas da Covid é liderado pelos Estados Unidos. O país norte-americano registrou, desde o início da pandemia, um total de 739,8 mil mortes. Os dados são da OMS.

O Brasil aparece em segundo lugar na lista de países com maior número de óbitos. Foram 607,6 mil vidas perdidas desde que a pandemia teve início. Em terceiro lugar no ranking está a Índia, com 458,4 mil falecimentos.

Vacinação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a vacinação tem avançado ao redor do globo, especialmente nas Américas e na Europa. Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile e México estão entre os países com número igual ou superior a 100 doses aplicadas a cada 100 habitantes.

A vacinação em nações da África, no entanto, ainda é preocupante. No continente, apenas Marrocos e Tunísia atingiram a marca de 70 a 100 doses aplicadas a cada 100 habitantes. Os demais países africanos não passam de 39 imunizantes aplicados a cada 100 habitantes.

A situação é semelhante em países do Oriente Médio e da Ásia Ocidental, como Afeganistão, Síria, Iraque, Iêmen e Mianmar.

0
Situação no Brasil

No Brasil, 54,88% da população já recebeu as duas doses ou dose única de vacinas contra a Covid e já está completamente imunizada. São 117 milhões de pessoas.

Além disso, o país já tem 154,7 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose. O número equivale a 72,53% da população brasileira. Os dados são do Consórcio de Veículos de Imprensa*.

No domingo (31/10), o Brasil registrou média móvel diária de 311 mortes pelo novo coronavírus. É a marca mais baixa desde 27 de abril de 2020. Nas últimas 24 horas, foram notificados 130 óbitos. No comparativo com os últimos 14 dias, o indicador se manteve estável.

A média móvel diária de mortes provocadas pela Covid-19 está abaixo de 400 há 20 dias. No total, o Brasil já perdeu 607.824 vidas para a doença e computou 21.810.855 casos de contaminação

* O Consórcio de Veículos de Imprensa é composto por G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?