metropoles.com

Morre o escritor Milan Kundera, de A Insustentável Leveza do Ser

Milan Kundera vivia em Paris, na França, após exílio por condenação na República Tcheca por críticas à invasão soviética. Ele tinha 94 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem em preto e branco de Milan Kundera
1 de 1 imagem em preto e branco de Milan Kundera - Foto: Reprodução

Morreu, nesta quarta-feira (12/7), o autor de um dos principais romances do século 20, “A Insustentável Leveza do Ser”, aos 94 anos. A informação foi divulgada pela emissora de TV estatal tcheca.

“Infelizmente, posso confirmar que o Sr. Milan Kundera faleceu após uma longa doença”, afirmou a porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, Anna Mrazova, à AFP.

Escritor, dramaturgo e poeta, Kundera vivia em Paris, na França, com a esposa, Věra Hrabánková, após a condenação de exílio por críticas à invasão soviética da República Tcheca.

Ele era conhecido por retratar temas que oscilam entre escolhas e decepções e, geralmente, utilizava o cenário do gênero fictício para tal.

Além de A Insustentável Leveza do Ser, Kundera assina obras como A Brincadeira, A Imortalidade, Risíveis Amores, O Livro do Riso e do Esquecimento e A Ignorância. Porém, o primeiro sucesso foi com O Livro do Amor Ridículo (1969).

Entre os prêmios que coleciona, estão o Médicis estrangeiro (1973), Jerusalém (1985), o austríaco para a literatura europeia (1987), Herder (2000), o tcheco de literatura (2007) e o Mundial Cino Del Duca (2009).

O escritor tcheco nasceu em Brno, mas emigrou para a França em 1975. A cidadania tchecoslovaca foi recolhida pelo regime comunista em 1979, mas, em 1981, o então presidente da França, François Mitterrand, concedeu a nacionalidade francesa ao dramaturgo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?