Míssil russo atinge prédio e mata três civis em cidade da Ucrânia

Russos intensificaram bombardeios na Ucrânia desde que o Tribunal de Haia emitiu uma ordem de prisão contra Putin por crimes de guerra

atualizado 19/03/2023 15:26

imagem colorida de prédio bombardeado em ZAPORIZHZHIA Mustafa CiftciAnadolu Agency via Getty Images

Um bombardeio russo neste domingo (19/3) atingiu um prédio residencial na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, matando ao menos três civis e ferindo outros dois, informam os serviços ucranianos de divulgação. O ataque aéreo ocorre em uma semana na qual a Rússia intensificou os bombardeios ao país invadido usando mísseis e drones.

Zaporizhzhia é a cidade onde fica uma usina nuclear que correu sérios riscos durante bombardeios russos há cerca de um ano, logo no início da guerra.

Na mesma região, um hotel e restaurante foi praticamente destruído por um ataque russo neste fim de semana, veja:

A intensificação da ofensiva russa ocorre num momento em que o presidente do país invasor, Vladimir Putin, enfrenta pressões após ter a prisão ordenada pelo Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Para desafiar os aliados da Ucrânia após o mandado de prisão, Putin fez sua primeira visita a uma cidade ucraniana desde o início da invasão do país. As agências estatais de comunicação da Rússia reportaram que Putin visitou Mariupol, que fica na região de Donetsk e foi pesadamente bombardeada pelos russos no início da guerra.

Putin teria entrado no território ucraniano ocupado ainda na noite de sábado (18/3), após visitar a Crimeia, uma península que pertencia ao terrotiório da Ucrânia até ser invadida e anexada pela Rússia há nove anos.

Imagens divulgadas pelo governo russo mostram Putin dirigindo por Mariupol e visitando um teatro e uma universidade. O presidente russo também aparece andando em uma rua e acenando.

 

Mais lidas
Últimas notícias