“Missão ambiciosa”, afirmam Forças de Israel sobre ataque ao Irã

Declaração de porta-voz das Forças de Defesa de Israel se deu em meio a ataques contra o Irã, que agora contam com apoio dos Estados Unidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

IDF/Reprodução
imagem colorida de porta-voz do exército israelense Effie Defrin
1 de 1 imagem colorida de porta-voz do exército israelense Effie Defrin - Foto: IDF/Reprodução

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Effie Defrin (foto em destaque), afirmou neste domingo (22/6) que a operação contra o Irã, denominada “Leão Ascendente”, é “uma das missões mais complexas e ambiciosas” executadas pelo exército do Estado até hoje. Ele afirmou, ainda, que os ataques dos Estados Unidos contra o Irã representaram um “passo crucial”.

“Na noite passada [sábado], os militares dos EUA atacaram instalações nucleares no Irã. Essas ações marcam um passo crucial para deter a agressão do regime iraniano e a capacidade dele de representar uma ameaça para a região e para o mundo”, afirmou Defrin, por meio de um comunicado divulgado no Telegram.


Ataque dos EUA

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que as tropas norte-americanas bombardearam três instalações nucleares no Irã, nesse sábado (21/6). O ataque ocorreu em meio à escalada dos conflitos entre o país do Oriente Médio e Israel.
  • O conflito entre os dois países escalou na madrugada de 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram o centro do programa nuclear iraniano e líderes militares na capital Teerã.
  • O governo iraniano reagiu com ataques em retaliação poucas horas depois, o que aumentou o risco de uma nova guerra na região.
  • Na noite desse sábado (21/6), aviões dos Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares do Irã.
  • Fordow, uma das estruturas subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.

A declaração se deu em meio ao cenário de ataques de Israel contra o Irã, que agora contam com apoio dos Estados Unidos. Porém, a “capacidade do regime [iraniano] ameaçar o Estado de Israel está sendo desmontada, pedaço por pedaço”, segundo o porta-voz.

“Mesmo operando a 1,5 mil quilômetros de distância, no Irã, as FDI têm atuado dia e noite em várias frentes para atingir todos os objetivos da guerra”, completou o porta-voz.

Retaliação

Mísseis iranianos foram lançados sobre Israel neste domingo (22/6), em retaliação ao ataque dos Estados Unidos, e causaram danos às cidades de Tel Aviv e Haifa.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que os Estados Unidos “traíram a diplomacia” e que o país do Oriente Médio responderá aos ataques norte-americanos “com base no legítimo direito à autodefesa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?