Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Milei recusa Maduro e reconhece González como presidente da Venezuela

Agora, a Argentina se junta a países como Estados Unidos e Peru, que não reconhecem Nicolás Maduro como presidente legítimo da Venezuela

02/08/2024 12:25, atualizado 02/08/2024 13:58
Luciano Gonzalez/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida de Javier Milei - Metrópoles

Assim como os Estados Unidos e Peru, o presidente da Argentina, Javier Milei, reconheceu o opositor de Nicolás Maduro, Edmundo González Urrutia, como vencedor das eleições presidenciais venezuelanas no último domingo (28/7).

A decisão do chefe de Estado argentino contesta o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país, que confirmou a reeleição de Maduro com 51,2% dos votos.

Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores, confirmou a decisão de Milei por meio do X.

“Todos podemos confirmar, sem dúvida, que o legítimo vencedor e presidente eleito é Edmundo González”, escreveu a chanceler. Na mesma publicação, ela anexou um link para um site da oposição onde constam dados de atas eleitorais que mostram que González venceu na maioria das seções de votação.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A posição do presidente argentino já era esperada devido à forma como ele reagiu à divulgação da vitória de Maduro, que chamou de “ditador”. E também afirmou que a Argentina não reconheceria “outra fraude”.

Desconfianças

Com o anúncio oficial feito pela chanceler, a Argentina se alinha com outros países que questionam a legitimidade dos resultados divulgados pelo órgão eleitoral venezuelano e apoiam a contagem da oposição.

Um grupo mais amplo, incluindo Brasil, Colômbia e México, solicitou ao CNE que apresente dados detalhados dos votos, mas não reconheceu oficialmente a vitória de nenhum candidato.

Nessa quinta-feira (1º/8), Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, declarou que González foi o vencedor das eleições de domingo, mencionando “provas contundentes”.

“A oposição democrática disponibilizou mais de 80% das atas de apuração obtidas diretamente das seções eleitorais em toda a Venezuela. Esses documentos mostram que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nesta eleição, com uma margem insuperável”, afirmou Blinken em um comunicado.

O Peru, na terça-feira (30/7), já havia reconhecido González como o presidente legítimo da Venezuela, antecedendo os Estados Unidos.