Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Milei quer construir cerca em fronteira entre Argentina e Bolívia

Estrutura terá 200 metros. Objetivo é "proteger os argentinos do tráfico de drogas", diz ministra da Segurança da Argentina

27/01/2025 18:41, atualizado 27/01/2025 21:49
Marcelo Endelli/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei, durante discurso - Metrópoles

O governo da Argentina anunciou a intenção de construir uma cerca de 200 metros de extensão na cidade de Aguas Blancas, fronteira com a Bolívia. De acordo com a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, o objetivo da medida é “proteger os argentinos do tráfico de drogas”.

“Do governo nacional promovemos a cerca em Aguas Blancas para proteger os argentinos do tráfico de drogas. Por isso, com o Plano Güemes incorporamos uma nova medida para reforçar o controle na fronteira, que estava totalmente descontrolada”, escreveu Bullrich no X (antigo Twitter), nesta segunda-feira (27/1).

Aguas Blancas é um pequeno município de cerca de 1,5 mil habitantes. Ele fica no nordeste da província de Salta, no lado oposto da cidade boliviana de Bermejo. O rio que batiza a cidade da Bolívia é a fronteira natural entre as duas localidades.

A construção foi confirmada também pelo interventor do governo federal na província, Adrián Zigaran, em uma entrevista à imprensa local.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Preocupação

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia divulgou um comunicado nesta segunda-feira no qual demonstra preocupação com a medida.

“As questões fronteiriças devem ser abordadas através dos mecanismos de diálogo bilateral estabelecidos entre os estados para encontrar soluções coordenadas para questões comuns”, afirmou a pasta.