Mídia internacional repercute encontro de Lula e Trump: “Cordialidade”

Lula e Trump tiveram reunião de três horas, nesta quinta (7/5), na Casa Branca. Mídia relembrou diferenças e destacou clima de cooperação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Presidência da República
Lula e Trump em encontro na Casa Branca
1 de 1 Lula e Trump em encontro na Casa Branca - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O encontro de mais de três horas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump nesta quinta-feira (7/5), na Casa Branca, foi assunto nos principais jornais do mundo. 

Após a reunião, os dois líderes trocaram elogios públicos e destacaram o clima de cooperação. Trump chamou Lula de “presidente dinâmico” e afirmou que a reunião foi “muito produtiva”. Já o brasileiro disse ter saído “satisfeito” e brincou sobre a postura do republicano durante o encontro.

A agência Reuters repercutiu a reunião com uma fala de Lula sobre a influência de Trump nas eleições gerais de 2026 no Brasil. “Lula, presidente do Brasil, afirma que Trump dificilmente influenciará as próximas eleições”, diz a publicação.

Mídia internacional repercute encontro de Lula e Trump: “Cordialidade” - destaque galeria
6 imagens
Presidente Lula
O presidente Lula
Lula durante coletiva nos EUA após reunião com Trump
Foi o segundo encontro formal entre os presidentes desde que o republicano assumiu o mandato
Reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente Lula
1 de 6

Presidente Lula

Andrew Harnik/Getty Images
Presidente Lula
2 de 6

Presidente Lula

Andrew Harnik/Getty Images
O presidente Lula
3 de 6

O presidente Lula

Andrew Harnik/Getty Images
Lula durante coletiva nos EUA após reunião com Trump
4 de 6

Lula durante coletiva nos EUA após reunião com Trump

Reprodução/GOV BR
Foi o segundo encontro formal entre os presidentes desde que o republicano assumiu o mandato
5 de 6

Foi o segundo encontro formal entre os presidentes desde que o republicano assumiu o mandato

Ricardo Stuckert/PR
Reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
6 de 6

Reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Ricardo Stuckert/PR

Lula e Trump foram destaques, também, no The New York Times com a manchete: “Trump e presidente do Brasil demonstram cordialidade após ano de ameaças e insultos”.

O portal Al Jazeera pontuou a tentativa de Lula de usar o encontro para evitar novas tarifas comerciais dos EUA. “O encontro desta quinta-feira entre Lula e Trump reuniu duas das figuras populistas mais proeminentes do mundo, apesar de suas acentuadas diferenças ideológicas”, publicou o jornal.

O site da NBC News relembrou os imbróglios recentes envolvendo os governos brasileiro e norte-americano com as tarifas comerciais e sanções contra autoridades brasileiras, a exemplo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“No ano passado, o governo Trump impôs uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros e sanções contra um dos ministros da Suprema Corte do país”, destacou a publicação.

A BBC News salientou a visão de Trump sobre o encontro. Na fala destacada pelo jornal, o presidente dos EUA diz que a reunião com Lula foi produtiva e correu muito bem.

Próximos passos

De acordo com o governo brasileiro, os dois países devem estabelecer missões técnicas para aprofundar o diálogo nas próximas semanas.

A expectativa é que um grupo de trabalho proposto por Lula avance em propostas concretas para reduzir barreiras comerciais e destravar o comércio bilateral, em um prazo de 30 dias.

O encontro entre os dois presidentes serviu, ainda, para discutir temas, como minerais críticos, combate ao crime organizado, sanções a autoridades brasileiras e questões internacionais, a exemplo da guerra no Irã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?