metropoles.com

Meta diz que Rússia contratou robôs para fazer propaganda pró-guerra

A empresa norte-americana afirmou que suspendeu mais de mil contas que participaram da campanha em favor da invasão à Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Mikhail Svetlov/Getty Images
Russian President Putin Meets Valdai Discussion Club During Annual Meeting
1 de 1 Russian President Putin Meets Valdai Discussion Club During Annual Meeting - Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

A Meta, empresa dona do Facebook, anunciou, nesta quinta-feira (4/8), que baniu um grupo de usuários que disseminavam informações nas redes sociais em favor da invasão russa na Ucrânia. As contas tinham como objetivo mobilizar apoiadores da guerra e de Vladimir Putin.

O conjunto de robôs faziam publicações automáticas foram detectadas pela Meta. Alguns dos usuários faziam parte da Agência de Pesquisa de Internet (IRA).

O levantamento detectou vários comentários e postagens, muitas vezes em russo, por usuários inautênticos e “aparentemente autênticos”. A atividade teria ligação com um grupo do Telegram que possui mais de 100 mil seguidores.

Entretanto, as autoridades de segurança cibernética da Meta afirmaram que quase todo o trabalho do grupo no Instagram foi realizado por contas não autênticas. De acordo com as informações, os usuários falsos trabalhavam sete dias por semana e recebiam em torno de 440 dólares.

0

Além do Instagram, as contas publicavam informações em prol da guerra no Facebook, TikTok, Twitter, YouTube, LinkedIn, VKontakte e Odnoklassniki.

O relatório da Meta indica que o grupo troll possuía mil contas no Instagram com aproximadamente 49 mil seguidores entre elas. No Facebook foram suspensos 45 usuários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?