Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Mesmo antes de Trump assumir, Rússia fala em abrir diálogo com os EUA

Governo da Rússia tem se mostrado esperançoso de manter relações menos tensas com os Estados Unidos durante a administração Trump

Junio Silva18/12/2024 12:27
Compartilhar notícia
Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra Vladimir Putin e Donald Trump - Metrópoles

Antes mesmo de Donald Trump assumir a Casa Branca em janeiro de 2025, o governo da Rússia já sinaliza a intenção e a esperança de manter relações menos tensas com Estados Unidos durante a nova administração do país. A última delas aconteceu nesta quarta-feira (18/12), durante uma declaração do vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Ryabkov.

Em entrevista publicada pela mídia estatal do país comandado por Vladimir Putin, o diplomata comentou sobre o enviado especial de Trump para a Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg. Ryabkov disse não saber quais serão as intenções e planos do veterano de guerra para o conflito no Leste Europeu.

Apesar disso, o número 2 da diplomacia russa afirmou que o Kremlin vai considerar apelos e “outra questões relativas à necessidade de trazer de volta pelo menos uma normalidade relativa às relações entre Moscou e Washington”.

Ao parabenizar a vitória de Trump nas eleições presidenciais, Vladimir Putin já havia levantado a possibilidade de abrir diálogo com o novo presidente dos EUA. 

“Se ele fizer o que disse, se cumprir o que vem prometendo antes da posse, se ele disser: ‘Vladimir, vamos nos encontrar’, eu penso que não seria indigno para mim ligar para ele pessoalmente”, declarou Putin.