*
 

Qays e Hamza têm apenas dez anos. Os dois vivem em Aleppo, na Síria, uma das cidades mais castigadas pelo conflito entre rebeldes e o governo de Bashar al-Assad. No fim de agosto, a escola onde os meninos estavam foi bombardeada e a explosão matou Hasan, amigo dos pequenos.

O jornal BBC captou o momento em que os dois sobreviventes são informados da morte do colega (veja vídeo). O vídeo comoveu os telespectadores e os internautas, que passaram a compartilhar as imagens nas redes sociais. Em entrevista ao jornal, Qays e Hamza contam os momentos de terror vividos naquele dia. “Estávamos tomando café da manhã quando os barris explodiram”, contou um deles. Perguntados sobre a amizade, os dois lamentam a morte do amigo. “Conhecemos ele no início da guerra e agora ele se foi. Não temos mais com quem brincar.”

Cessar-fogo
As Forças Armadas da Síria suspenderam suas atividades militares às 19h (13h em Brasília) desta segunda-feira (12/9), como resultado do acordo de cessar-fogo acertado entre Rússia e Estados Unidos na semana passada. A trégua terminará às 23h59 (horário local) do próximo dia 18.

O acordo entrou em vigor no mesmo dia em que o presidente da Síria, Bashar al Assad, disse que retomará todo o território que está nas mãos dos “terroristas”. Se a trégua for respeitada, Estados Unidos e Rússia iniciarão uma colaboração militar para combater grupos jihadistas, como a Frente al Nusra e o Estado Islâmico.

 

 

COMENTE

Síriaguerra
comunicar erro à redação

Leia mais: Mundo