metropoles.com

Menina faz discurso comovente sobre racismo e violência policial

A jovem, de 9 anos, que mora em Charlotte, nos EUA, protestou contra a morte de negros no país

atualizado

Compartilhar notícia

YouTube/Reprodução
zianna oliphant
1 de 1 zianna oliphant - Foto: YouTube/Reprodução

Zianna Oliphant, 9 anos, roubou a cena durante uma audiência pública em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ela não fez nenhuma intervenção fofinha, o que seria esperado de uma criança. A jovem pronunicou um depoimento comovente sobre o racismo e a violência policial.

Na plateia, estavam a prefeita, Jennifer Roberts, e o chefe da polícia, Kerr Putney. Eles são os principais alvos dos protestos da comunidade negra, que pede a renúncia de ambos, por conta dos casos de violência policial contra pessoas negras.

“Eu nasci e cresci em Charlotte e nunca me senti desse jeito. É uma vergonha que nossos pais e mães sejam assassinados e nós não podemos mais vê-los. É uma vergonha que tenhamos que enterrá-los. Precisamos que nossos pais e mães estejam ao nosso lado”, afirmou Zianna.

“Nós somos negros e não devemos nos sentir desse jeito. Não deveríamos protestar porque vocês estão nos tratando errado. Fazemos isso porque precisamos e temos (nossos) direitos’, continuou a menina.

O emocionante depoimento de Zianna ocorre dias após a morte de Keith Lamont Scott, assassinado por um policial negro. As autoridades alegam que o homem estaria armado, mas a versão é contestada pelos familiares. O vídeo divulgado também não confirma as informações da polícia.

Repercussão
O vídeo com o depoimento de Zianna Oliphant viralizou na internet. O jogador de futebol americano Colin Kaepernick, que se notabilizou por denunciar o racismo da polícia norte-americana, compartilhou o vídeo em suas redes sociais.

“Eu não tenho palavras para descrever o quão doloroso é assistir a isso”, opinou Kaepernick.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?