Gambá pigmeu é encontrado após incêndio devastador na Austrália

A espécime esteve ameaçada de extinção após as fortes queimadas entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020

atualizado 10/12/2020 15:32

Gambá pigmeuKangaroo Island Land for Wildlife

O primeiro espécime de um gambá pigmeu foi encontrado após incêndio devastador na Austrália, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Especialistas em vida selvagem patrulhavam áreas queimadas da região quando avistaram a criatura minúscula.

De acordo com o site Mega Curioso, o animal pesa cerca de nove gramas e é difícil de ser encontrado em meio à natureza. Agora, os cientistas pretendem continuar buscas por mais gambás pigmeus.

0

A preocupação dos especialistas é com os predadores: diversos animais da espécie minúscula foram achados no estômago de gatos selvagens. Os gambás pigmeus são criaturas da Tasmânia e do sul da Austrália.

“Apesar de não serem muito comuns e, obviamente, as queimadas terem destruído boa parte de seu habitat, nós sempre nos mantivemos esperançosos em reencontrá-los”, disse um dos pesquisadores à ABC News Australia.

As queimadas no sul da Austrália destruíram 88% do habitat dos gambás pequeninos. A tragédia, chamada de Verão Negro, custou ao governo U$ 100 bilhões para tentar salvar o maior número possível de animais em situação de perigo.

Últimas notícias