Marinha da Indonésia acha destroços e confirma que submarino afundou

Submarino KRI Nanggala-402 desapareceu no dia 21, com 53 pessoas a bordo. Autoridades falam que não há chances de encontrar sobreviventes

atualizado 24/04/2021 11:02

REPRODUÇÃO/MARINHA ARGENTINA, VIA AP

A Marinha da Indonésia informou, neste sábado (24/4), que encontrou destroços do submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo. O achado indica que o KRI Nanggala-402 está afundado e não há esperança de encontrar sobreviventes, de acordo com a agência Associated Press.

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado'”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha, em entrevista coletiva.

Além dos destroços, foi encontrada mancha de óleo na área em que o submarino naufragou, sugerindo que o tanque se rompeu e que houve problema técnico no aparelho.

Segundo a Marinha, o submarino pode ter afundado aproximadamente 700 metros, profundidade maior do que ele pode suportar.

Resgate

O KRI Nanggala-402 perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira (21/4), enquanto realizava exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento ocorreu após o submarino receber autorização para submergir. Desde então, deixou de responder aos sinais.

Equipes de resgate já haviam avisado que a reserva de oxigênio da tripulação poderia acabar às 15h dessa sexta-feira (23/4). Mais de 10 helicópteros e navios de busca foram mandados para a área onde o contato foi perdido, com ajuda dos Estados Unidos, de Cingapura, da Austrália, Malásia e Índia.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha, em 1977. Incorporado à frota indonésia em 1981, passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.

Últimas notícias