metropoles.com

Malásia: casal de idosos morre após comer carne de baiacu

Esposa morreu na noite do mesmo dia que comeu o baiacu, já o marido ficou 8 dias em coma antes de falecer. Casal comprou o peixe no Facebook

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Na foto: Lim (a esquerda) a filha do casal de idosos (centro) e Ng (a direita)
1 de 1 Na foto: Lim (a esquerda) a filha do casal de idosos (centro) e Ng (a direita) - Foto: Reprodução/Redes sociais

Um casal de idosos morreu depois de comer um baiacu venenoso durante almoço em Johor, Malásia. O caso ocorreu em 25 de março. Eles passaram mal e foram internados em um hospital da cidade, o marido chegou a ficar ligado a aparelhos.

A polícia local acredita que o casal comprou o peixe de um fornecedor no Facebook, que não apresentou a procedência do alimento. As vítimas foram identificadas como o marido Ng Chuan Sing, 84 anos , e a esposa Lim Siew Guan, 83 anos.

De acordo com a imprensa local, Lim morreu na noite do mesmo dia que comeu o baiacu. Já o marido ficou oito dias em coma e faleceu em 8 de abril. O diretor do hospital em que os idosos foram internados confirmou a morte dos dois na última semana.

O presidente do Comitê de Saúde e Unidade de Johor, Ling Tian Soon, afirmou que eles conseguiram identificar os fornecedores, atacadistas e vendedores envolvidos na transação do baiacu. As informações foram divulgadas pela Bernama, agência nacional de notícias da Malásia.

A filha do casal pediu leis mais rígidas sobre o consumo e venda do peixe no país. “Os responsáveis devem ser responsabilizados perante a lei e espero que as autoriddes acelerem as investigações”, disse ela.

Na Malásia, ao menos 30 espécies de baiacu são encontradas. Também há uma lei que proíbe a venda de alimentos venenosos e nocivos, como a carne de baiacu. Se um indíviduo for pego cometendo a infração pode ser multado em US$ 2,3 mil (cerca de R$ 11,5 mil) ou receber pena de prisão de até dois anos.

Cuidados ao comer carne de baiacu

O diretor-geral do Departamento de Pesca, Datuk Adnan Hussain, aconselhou a população a evitar comer carne de baiacu de origem desconhecidas devido as toxinas que podem causar envenenamento se não forem preparadas corretamente.

De acordo com a Bernama, a toxina presente na carne do baiacu é 1,2 mil vezes mais venenosa que o cianeto — gás incolor liberado através de emissões vulcânicas. Além disso, o peixe tem toxinas suficientes para matar 30 adultos e não existe antídoto conhecido para tratar do envenenamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?