metropoles.com

Mais de 66 mil ucranianos voltaram ao país para lutar, diz ministro

De acordo com o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, o quantitativo será capaz de montar 12 novas brigadas para combater tropas russas

atualizado

Compartilhar notícia

Aytac Unal/Agência Anadolu via Getty Images
Soldados ucranianos patrulham em frente ao Monumento da Independência durante ataques russos em Kiev, Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Soldados ucranianos patrulham em frente ao Monumento da Independência durante ataques russos em Kiev, Ucrânia - Metrópoles - Foto: Aytac Unal/Agência Anadolu via Getty Images

Desde 24 de fevereiro, quando tropas russas iniciaram ataques à Ucrânia, mais de 66 mil homens ucranianos retornaram de outros países para lutar na guerra. Com o conflito, indivíduos do sexo masculino entre 18 e 60 anos estão proibidos de deixar o território.

O quantitativo foi divulgado pelo ministro ucraniano da Defesa, Oleksii Reznikov, na manhã deste sábado (5/3). De acordo com ele, 12 novas brigadas serão formadas a partir do efetivo de ucranianos que retornou à pátria.

“66224. Isso é quantos homens voltaram do exterior neste momento para defender seu país da horda. São mais 12 brigadas de combate e motivadas ! Ucranianos, somos invencíveis! #LuteComoUmUcraniano”, escreveu Reznikov.

Veja:

Cessar-fogo temporário

A Rússia anunciou cessar-fogo temporário neste sábado, nas cidades de Mariupol e Volnovakha. Os ataques diminuirão para possibilitar os corredores humanitários, que permitem a fuga da população civil ucraniana.

A suspensão dos ataques russos vai durar das 9h às 16h, no horário de Moscou (4h às 11h, no Brasil), de acordo com a agência estatal russa RIA. A operação de retirada de civis de Mariupol será iniciada às 11h no horário local (6h no horário de Brasília) e durará cinco horas.

Logo depois do anúncio de cessar-fogo, a Ucrânia divulgou um corredor humanitário de Mariupol a Zaporizhzhia, numa distância de cerca de 200 km. “É estritamente proibido desviar da rota”, alertam as autoridades ucranianas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?