metropoles.com

Lula determina repatriação de brasileiros no Líbano

País vive conflito com ataques de Israel contra o Hezbollah. Lula autorizou operação para resgatar brasileiros do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de fundo azul com símbolo da ONU e Lula à frente discursando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de fundo azul com símbolo da ONU e Lula à frente discursando - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a realização de voos de repatriação de brasileiros que estão no Líbano. O país sofre em meio à escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a operação, feita em conjunto com a pasta da Defesa, será detalhada nos próximos dias.

“A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto”, diz o comunicado.

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, completa.

As tensões no Oriente Médio se intensificaram nas últimas semanas. Os ataques de Israel ao Líbano mataram o chefe do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah. Segundo o Ministério da Saúde do Líbano, a ofensiva já deixou mais de mil mortos.

Entre as vítimas, estão dois adolescentes brasileiros: Mirna Raef Nasser, de 16 anos e Ali Kamal Abdallah, de 15. Em nota, o governo brasileiro condenou os “contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano”.

Nessa segunda-feira, servidores do Itamaraty manifestaram preocupação com a segurança de servidores e familiares em Beirute, alvo de bombardeios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?