Kiev sob pressão e bancos russos punidos: os fatos do 3º dia de guerra

O Metrópoles preparou um guia com as principais notícias da guerra: ameaça nuclear, bloqueios financeiros e civis na mira do conflito

atualizado 26/02/2022 22:04

REGIÃO DE BELGOROD, RÚSSIA - 26 DE FEVEREIRO DE 2022: Militares são vistos perto da vila de Oktyabrsky, região de Belgorod, perto da fronteira russo-ucraniana. No início de 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Putin, anunciou sua decisão de lançar uma operação militar especial depois de considerar os pedidos dos líderes da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk Anton VergunTASS via Getty Images

A Ucrânia viveu nesse sábado (26/2) os momentos mais críticos desde o início dos ataques russos. O terceiro dia de confronto atingiu civis em vários pontos de Kiev.

A Rússia não saiu totalmente ilesa. A comunidade internacional fez movimentações político-diplomáticas importantes. A principal delas foi a exclusão de bancos do país do principal sistema bancário global, conhecido como Swift.

O domingo (27/2) deve ficar marcado por mais reações. Países articulam uma Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU) para aprovar penalidades mais duras.

A tensão mundial tem atingido níveis cada vez mais altos. Mesmo com as ameaças do presidente russo, Vladimir Putin, Finlândia e Suécia defenderam o direito de ingressarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ponto inicial da crise com a Ucrânia.

Nesse sábado, Putin ordenou uma “ofensiva total” contra a Ucrânia. Houve ainda a aproximação de tropas russas da usina nuclear de Zaporizhzhia, cidade distante 560 quilômetros de Kiev. A situação deixou o governo ucraniano em alerta. Os militares já controlam a icônica Chernobyl, palco de um grave acidente em 1986.

No Brasil, o governo anunciou dois aviões para resgatar brasileiros na Ucrânia. Ao todo, 40 conseguiram deixar o país.

Metrópoles resume, a seguir, os principais fatos desse sábado:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
0

 

Mais lidas
Últimas notícias