metropoles.com

Kiev sob pressão e bancos russos punidos: os fatos do 3º dia de guerra

O Metrópoles preparou um guia com as principais notícias da guerra: ameaça nuclear, bloqueios financeiros e civis na mira do conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Anton VergunTASS via Getty Images
REGIÃO DE BELGOROD, RÚSSIA - 26 DE FEVEREIRO DE 2022: Militares são vistos perto da vila de Oktyabrsky, região de Belgorod, perto da fronteira russo-ucraniana. No início de 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Putin, anunciou sua decisão de lançar uma operação militar especial depois de considerar os pedidos dos líderes da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk
1 de 1 REGIÃO DE BELGOROD, RÚSSIA - 26 DE FEVEREIRO DE 2022: Militares são vistos perto da vila de Oktyabrsky, região de Belgorod, perto da fronteira russo-ucraniana. No início de 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Putin, anunciou sua decisão de lançar uma operação militar especial depois de considerar os pedidos dos líderes da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk - Foto: Anton VergunTASS via Getty Images

A Ucrânia viveu nesse sábado (26/2) os momentos mais críticos desde o início dos ataques russos. O terceiro dia de confronto atingiu civis em vários pontos de Kiev.

A Rússia não saiu totalmente ilesa. A comunidade internacional fez movimentações político-diplomáticas importantes. A principal delas foi a exclusão de bancos do país do principal sistema bancário global, conhecido como Swift.

O domingo (27/2) deve ficar marcado por mais reações. Países articulam uma Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU) para aprovar penalidades mais duras.

A tensão mundial tem atingido níveis cada vez mais altos. Mesmo com as ameaças do presidente russo, Vladimir Putin, Finlândia e Suécia defenderam o direito de ingressarem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ponto inicial da crise com a Ucrânia.

Nesse sábado, Putin ordenou uma “ofensiva total” contra a Ucrânia. Houve ainda a aproximação de tropas russas da usina nuclear de Zaporizhzhia, cidade distante 560 quilômetros de Kiev. A situação deixou o governo ucraniano em alerta. Os militares já controlam a icônica Chernobyl, palco de um grave acidente em 1986.

No Brasil, o governo anunciou dois aviões para resgatar brasileiros na Ucrânia. Ao todo, 40 conseguiram deixar o país.

Metrópoles resume, a seguir, os principais fatos desse sábado:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?