Khamenei nega destruição no Irã e diz que deu “tapa na cara dos EUA”

Segundo o aiatolá Khamenei, o presidente dos EUA precisava fazer um “exibicionismo” após atacar as instalações nucleares iranianas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Aiatolá Ali Khamenei
1 de 1 Aiatolá Ali Khamenei - Foto: Reprodução/X

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou, nesta quinta-feira (26/6), que os ataques dos EUA às instalações nucleares de Teerã não alcançaram “nada significativo” e prometeu que seu país “jamais se renderia” aos seus inimigos. O aiatolá ainda disse que o Irã deu um “tapa na cara dos EUA”.

Em uma mensagem televisionada, em sua primeira aparição pública após o cessar-fogo com Israel, ele fez críticas ao presidente Donald Trump, dizendo que os ataques contra o Irã foram apenas um “exibicionismo”.

“Qualquer pessoa que tenha ouvido as declarações [de Trump] pôde perceber que havia uma realidade diferente por trás de suas palavras.Eles não podiam fazer nada”, disse o líder iraniano de 86 anos.


 

Conflito Israel x Irã

  • A troca de ataques entre os dois países começou na madrugada de 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram ofensiva contra o centro do programa nuclear iraniano e contra líderes militares de Teerã.
  • O governo iraniano reagiu com ataques de retaliação poucas horas depois, aumentando o risco de um conflito mais amplo na região.
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou no conflito, atacando três instalações nucleares no Irã.
  • O governo de Benjamin Netanyahu afirma que os bombardeios têm como principal objetivo impedir o avanço do programa nuclear do Irã, que o governo considera uma ameaça direta à sua segurança.
  • Após 12 dias de conflitos, iniciados por Israel contra o programa nuclear do Irã, ambos os países concordaram com cessar-fogo anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que teria entrado em vigor na madrugada dessa terça-feira (24/6).

Khamenei também reivindicou a vitória contra os EUA e sugeriu que Washington entrou no conflito “porque sentia” que Israel estava completamente destruído.

O líder supremo também declarou vitória sobre Israel, apesar de dezenas de altos funcionários e cientistas nucleares terem sido assassinados pelo Irã ao longo do conflito de 12 dias.

O aiatolá provocou Israel ainda mais, dizendo que os EUA só haviam decidido se juntar ao bombardeio das instalações nucleares iranianas em Fordow, Natanz e Isfahan porque “sentiam que, se não interviessem, o regime sionista seria completamente destruído”.

Ele repetiu sua declaração anterior de que a rendição aos EUA “nunca aconteceria” e se gabou de que os Estados Unidos “não obtiveram nenhum ganho com esta guerra”, ao contrário de Teerã.

“Irã nunca se renderá”

Citando novamente Trump, o líder afirmou que o Irã não irá se render. Ele disse que atingir e ter acesso às principais bases dos EUA é algo “ótimo” e que, no futuro, isso pode se repetir caso haja uma nova agressão.

As declarações ocorrem após os comentários do presidente norte-americano, que afirmou que os Estados Unidos têm planos de se reunir com o Irã na próxima semana, apesar de não ter dado nenhum detalhe sobre a conversa.

“O regime sionista quase entrou em colapso e foi esmagado pelos ataques da república islâmica”, completa Ali Khamenei. Ele afirmou também que as forças armadas conseguiram romper as defesas de Israel e atingir áreas urbanas e militares durante o conflito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?